Coronavírus é uma pandemia, assim considerada porque há disseminação mundial e transmissão sustentada de pessoa a pessoa. Não pode ser comparado ao Ebola, que não foi declarado uma pandemia. De acordo com o Cientista de Dados Ricardo Cappra, que ajudou a conter o ebola, “Essa pandemia não se compara em nada com o que observamos no caso do ebola. Estamos tentando analisar, em âmbito global, um vírus que é transmitido por uma gripe, e isso nunca foi feito. É maluco pensar no que está acontecendo”, disse o cientista (Rev.Exame, 14/3/2020).
A estratégia contra o CORONAVÍRUS deve ser a contenção da circulação do vírus e a mitigação, ou seja, cuidar prioritariamente dos doentes e do público de maior vulnerabilidade, aquele grupo de pessoas com maior probabilidade de vir a óbito por causa da doença (idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal crônica, quem tem doença respiratória crônica).
Uma das maiores preocupações com relação a essa doença são suas formas de contágio.
Formas de Contágio:
O cientista de dados Cappra diz ainda que “a propagação acontece tal qual uma gripe comum e a primeira coisa que eu diria é que não temos um sistema de controle de gripe. Nunca nos preparamos adequadamente pra lidar com algo que pudesse ser transmitido dessa forma. E isso é o que fez com que essa doença se alastre com tanta velocidade.”
- Pelo ar : enviadas por meio de espirro, tosse e fala. As gotículas com o vírus entram em contato com mucosas dos olhos, boca, nariz, e ocorre a infecção.
- Por contato: beijo (troca de saliva com o vírus); aperto de mão (vírus na pele se entrar em contato com olho, nariz ou boca); abraço (gotículas da fala entram em contato com mucosas).
- Superfícies não higienizadas: nos celulares, maçanetas, corrimão, botões, teclas. Os vírus depositados por gotículas passam para a mão e se tocadas nos olhos, nariz ou boca causam infecção.
- Via animais: consumo de carnes de animais silvestres.
Sintomas do CORONAVÍRUS:
Os Sintomas do CORONAVÍRUS são bem variados.
- Tosse (seca ou com secreção)
- Febre (acima de 37°)
- Dificuldade respiratória aguda
- Insuficiência renal
- Dores no corpo
- Congestionamento nasal
- Inflamação na garganta
- Diarreia
Tratamento para o CORONAVÍRUS
Não há cura, nem vacina, tampouco um tratamento definido para o CORONAVÍRUS. Segundo os infectologistas, há a chamada “cura espontânea”, que é a reação do organismo a doença.
A recomendação no caso de estar contaminado pelo vírus é, além de procurar orientação médica, usar máscara para não propagar o vírus e evitar qualquer contato com outras pessoas:
- Beber bastante água.
- Repousar.
- Tomar medicamento para dor e febre.
EVITAR AO MÁXIMO CONTATO SOCIAL
As chances do CORONAVÍRUS chegar até o seu bairro, seu trabalho, sua academia, sua escola é absolutamente real. Então, o que você deve fazer, não daqui a alguns dias, mas hoje, é evitar ao máximo contato social.
Uma informação realmente importante é que a quantidade de novos casos de CORONAVÍRUS na CHINA diminuíram porque o país adotou medidas para haver distanciamento social, mantendo as pessoas em casa.
Saiba que foi depois que o Governo Chinês fechou várias cidades que o número de novos casos caiu. As demais regiões da China adotaram medidas imediatas e drásticas para conter o avanço da doença.
De outro lado, a Itália, Irã e a Coréia do Sul não adotaram as medidas necessárias e tiveram uma explosão de casos, muito deles mortais.
ENTENDA QUE OS CASOS REAIS SÃO MAIORES QUE OS DIAGNOSTICADOS
Não é possível saber se o seu vizinho, parente ou amigo é portador do CORONAVÍRUS ou não. E o vírus se espalha mesmo antes do portador apresentar sintomas. Na verdade, até que você ou eles manifestem os sintomas e sejam oficialmente diagnosticados como portadores dessa doença, não há como saber.
TEMPO DO CONTÁGIO ATÉ A MORTE
O tempo aproximado entre a pessoa ser contagiada e morrer é de 17,3 dias. Considerando uma taxa de mortalidade de 1%, podemos pressupor a existência de 99 outros casos na região.
Se calcularmos o tempo médio de duplicação do CORONAVÍRUS, que é de 6,2. Significa que, nos 17 dias até a morte da pessoa, há cerca de 800 casos reais.
O fato é que não sabemos o número de casos reais e que certamente é bem maior que os oficiais.
E a taxa de fatalidade na China está em 3,6% e 6,1%.
A taxa de fatalidade depende da faixa etária e de quão rapidamente o país age para reduzir os casos e atender os doentes.
Não se preocupe em parecer exagerado ao deixar de apertar a mão dos amigos, parentes e demais pessoas, saiba que esse é um comportamento sábio e necessário para evitar a propagação do CORONAVÍRUS no Brasil.
Lavar as mãos sempre que tocar em alguma superfície e passar álcool gel devem ser hábitos constantes.
Não se aproxime dos idosos, sem que tenha absoluta certeza que não é portador do vírus, essa informação só é certa se o seu teste der negativo.
Com a conscientização a participação de todos é possível evitarmos a propagação dessa doença e salvar muitas vidas.
Confira outros tópicos que podem lhe interessar e acompanhe os vídeos no Canal Alta Performance.
Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!
Confira outros posts do blog alta performance:
- Você quer se conhecer melhor, reflita neste texto e compartilhe: https://blogaltaperformance.com.br/como-se-tornar-a-pessoa-que-quer-ser/
- A Primeira Regra da Vida de Jordan Peterson: https://blogaltaperformance.com.br/costas-eretas-ombros-para-tras/
- Por que a forma tradicional de administrar o tempo não funciona? O que você precisa saber: https://blogaltaperformance.com.br/saber-contextualizar-e-a-resposta-para-priorizar/
- Será que você está racionalizando sua inércia: https://blogaltaperformance.com.br/racionalizar-a-inercia/
- Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
coronavírus, o que fazer? coronavírus, o que vem por aí?