5 Problemas Gerados por Sentir-se Frustrado

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

A frustração é um estado emocional desencadeado quando as expectativas ou necessidades não são satisfeitas. Quando os anseios – muitas vezes gerados por expectativas da sociedade – que estabelecemos como prioridade não são atendidos.

A frustração é uma fonte de dificuldades e problemas para o indivíduo, então é necessário que ele desenvolva mecanismos de defesa ou de superação.

Alguns dos problemas gerados pela Frustração:

  1. O comprometimento da saúde.
  2. O comprometimento dos relacionamentos em virtude de reações agressivas.
  3. O Comprometimento do desempenho no trabalho.
  4. A paralização diante do problema frustrante.
  5. A incapacidade de enxergar novos caminhos.

Esses problemas ressaltam a importância de desenvolver resistência a ela uma vez que  é um sentimento absolutamente comum, já que as coisas não acontecem sempre do jeito que queremos.

O comportamento agressivo está muito associado a frustração porque é considerado resultado desse estado emocional.

O tipo de comportamento, de reação do indivíduo diante de uma situação que o impede, o desaponta, o bloqueia ou o priva é que pode caracterizar o nível de tolerância que ele tem a frustração.

E você diante de uma circunstância desalentadora, como reage?

Imagine o seguinte cenário: Você está vestido com uma roupa social muito elegante de cor clara. Está chovendo. Você para longe da rua com cuidado para não se molhar enquanto aguarda o carro passar. Ao contrário de seguir o curso normal, ele acelera e lhe dá um banho com a água caída no asfalto.

( ) Você culpa a inabilidade do motorista pelo episódio.

( ) Você culpa a si mesmo por ter ficado vulnerável ao incidente.

( ) Você dá de ombros e pensa que essas coisas acontecem mesmo.

O tipo de reação exterioriza se você impulsiona ou mantém a agressão diante de uma acontecimento decepcionante, e também se a agressão é direcionada para uma causa externa, uma causa interna ou se é ignorada. Quando externa, algo ou alguém é culpado pelo indivíduo ter se frustrado. Na interna, a causa é direcionada para si mesmo. No terceiro caso, a resposta do sujeito ressalta que o fato não teve importância,  neste caso o indivíduo se contenta em acreditar que tudo vai melhorar ou se conforma com o problema.

Parece que toda agressão resulta de uma frustração, por essa razão, é indispensável para uma melhor qualidade de vida que a pessoa aprenda a superar episódios de fracasso.

Esse talvez seja um dos grandes desafios para as novas gerações que parecem não estar cientes de que a aproximação entre desejo e  satisfação exige cada vez mais dedicação e empenho.

A capacidade de adiar gratificações imediatas por um prêmio melhor é uma característica obrigatória em uma pessoa que deseja atrair resultados superiores. Por essa razão, é importante saber lidar com a frustração, ou mesmo utiliza-la como uma alavanca para alcançar outro nível de desenvolvimento pessoal.

No final dessa página, você poderá baixar o Calendário da ALTA PERFORMANCE 2017. Com ele, será mais fácil lograr melhores resultados, atender às expectativas que você tem para o ano.

Veja aqui o INFOGRÁFICO que eu preparei para você:

FRUSTRACAO infografico

 

Clique AQUI PARA BAIXAR O SEU INFOGRÁFICO!

 

No dia 1º, você fez várias promessas. O que você está fazendo para não se frustrar daqui a 12 meses? Baixe o CALENDÁRIO DA ALTA PERFORMANCE 2017 para que o seu planejamento esteja alinhado com suas ações e resultados almejados.

FRUSTRACAO nao use calendario

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog