5 Passos para ser um Excelente Solucionador de Problemas

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

O que fazer quando o resultado obtido não é o desejado, quando suas expectativas são frustradas? Como solucionar problemas?

Quando eu presidia o projeto social FORMANDO CAMPEÕES, a coordenação me procurava quando não conseguia resolver algum problema. Invariavelmente, eram sempre problemas mais complexos, diferentes dos que apareciam na rotina do dia a dia, que demandavam outro tipo de esforço.

Fiquei conhecida como solucionadora de problemas porque quando não encontravam solução, eu conseguia uma saída razoavelmente boa.

De acordo com o coach internacional Antony Robbins, o que paralisa as pessoas para solucionar os problemas é se sentirem oprimidas. Isto posto, é essencial ensinar o cérebro a sentir mais dor em ficar oprimido, sobrecarregado do que em resolver o problema.

Dessarte, o que faz a diferença é a maneira como você encara a situação adversa e como você vai focar sua energia. Com relação a “encarar” o cenário, a melhor opção é relaciona-lo a uma oportunidade de crescimento.

Já no que se refere a forma como vai focar, você tem 2 alternativas: pode focar no problema ou na solução.

Sendo assim, qual é o segredo para ser um bom solucionador de problemas? Há algumas atitudes obrigatórias:

  1. Não permita que seu estado emocional fique comprometido. Importante lembrar que os problemas fazem parte da vida e que são oportunidades para crescimento. Suas condições mentais e disposição física serão cruciais nessa hora.
  1. Não negue a situação, tampouco finja que ela não existe.
  1. Assuma a responsabilidade de buscar solução, não adianta no momento de crise procurar culpados ou se vitimizar.
  1. Não procrastine. Decida resolver agora o problema. Na maioria das vezes, adiar é a pior alternativa. É preciso ter coragem para reconhecer os erros, se desculpar e agir. Isso é uma atitude nobre.
  1. Foque na solução. Nesse momento, as perguntas que você irá fazer serão decisivas para encontrar uma boa direção, quiçá a melhor.

 

Confira outros posts do blog alta performance:

solucionar problemas, solucionador de problemas, solucionar problemas

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog