Carla Ribeiro, Ciça Maia e Simone NIcola Conquistaram o Primeiro Título Mundial de Karate

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

Carla Ribeiro, Maria Cecília de Almeida, a Ciça Maia, e Simone Nicola formam um trio que, orquestrado pelo técnico Antonio Testa, fez história no Karate Mundial.

De fato, foi esse time que conquistou, pela primeira vez, um título mundial por equipe na modalidade, em 1991, no evento provavelmente mais disputado do karate mundial, a Copa do Mundo de Karate, em Fukuoka, no Japão.

A equipe, que no ano anterior havia ficado em 4º Lugar, conquistou o vice-campeonato.

Aliás, é importante ressaltar que as meninas venceram a equipe do Japão na semi-final, e disputou a final contra a equipe da França, em uma vitória da atleta da frança para lá de duvidosa, pois a atleta Simone deu um uramawashi na francesa, mas não recebeu nenhum ponto.

Assim, havia uma vitória da Ciça, um empate da Carla e por contagem de wazari deram vitória para a França, a diferença foi de 1 ponto.

Habilidades de Carla Ribeiro, Ciça Maia e Simone Nicola

Mas, o trio não parou por aí, em 1991, Ciça conquistou o título da copa do mundo, no individual, Simone conquistou a medalha de prata e a Carla, o inédito título para o país de Campeã Mundial de Kickboxing e no ano seguinte o de Campeã mundial em outra organização de karate, a WKO.

Então, sem dúvida alguma é um trio de ouro.

Quando assistimos suas lutas no início da formação da equipe, em 1989, e depois nos anos seguintes, o desenvolvimento técnico delas é vertiginoso. A maturidade nos movimentos, a segurança, a explosão das lutadoras impressiona os apreciadores da arte das mãos vazias.

Nesse sentido, o trabalho do técnico Antônio Flávio Testa foi excelente porque teve habilidade para aproveitar as qualidades e características das caratecas e desenvolve-las, potencializando assim seus recursos técnicos.

Por exemplo, a carateca carioca Ciça Maia aprendeu a gingar na luta, a fazer uma movimentação lateral ágil para um lado e para o outro e a contra atacar com uma rapidez impressionante.

Já a mineira Simone Nicola tornou seu uramawashi um golpe ágil e imprevisível.

Do mesmo modo, a brasiliense Carla Ribeiro desenvolveu muito a precisão, o mikiri e o tempo de luta.

As três tinham também como característica ótima explosão muscular, o que as deixavam especialmente temidas.

Conquistas individuais do trio

Mas seus feitos no esporte não pararam por aí. Além das conquistas em equipe em panamericanos, sul americanos, internacionais e mundiais, fizeram carreira solo.

A capitã da equipe Carla Ribeiro conquistou pela World Karate Organization, o título de Tetracampeã Mundial de Karate, já pela organização vinculada ao Comitê Olímpico, a WAKO, o título de Campeã Mundial de Kickboxing, além do já citado Vice-campeonato Mundial na World Cup Karate – WKF – Japão 1991, Pentacampeã Pan-americana individual de Karate – WKF/WKO, Campeã Pan-americana de Kickboxing – WAKO, Tricampeã Sul Americana de Karate – WKF.

Carla também conquistou título mundial em uma quarta organização sendo Campeã da Battle of Atlanta – 130 lb – NASKA, Hexacampeã Brasileira individual – WKF, Hexacampeã Brasileira individual de Kickboxing – WAKO, Detentora de 16 medalhas de ouro individuais em campeonatos mundiais, Treze vezes campeã Brasileira individual de Karate WKO/WKF, várias vezes campeã distrital e atleta Recordista do Guinness Book 98 por recorde de títulos mundiais.

Maria Cecília, a Ciça, conquistou outro título mundial, dessa vez no Campeonato Mundial de Karate, realizado no Rio de Janeiro, em 2016. E depois outro, dessa vez por outra organização de karate.

Como resultado das sua habilidades na modalidade, Ciça conquistou então três medalhas de ouro em mundiais, além de ser Pentacampeã sul-americana,Tetracampeã Pan-americana, 23 vezes campeã brasileira, 23 vezes campeã estadual, Campeã do Open de Paris e Atleta recordista Guinness Book 94 por ter conquistado o título mundial na Copa do Mundo, no Japão.

De igual forma, Simone Nicola conquistou o vice-campeonato Mundial no Japão, vencendo as japonesas no berço da modalidade, conquistou também título de Campeã Pan-americana, além de vários outros títulos sul americanos, brasileiros e estaduais.

Programa Alta Performance com Carla Ribeiro, Ciça Maia e Simone Nicola

Por isso, a especialista em Alta Performance Carla Ribeiro vai conversar no Programa ALTA PERFORMANCE com a a Tricampeã Mundial e Recordista CIÇA MAIA e com a Vice-campeã Mundial e Pan-americana de Karate SIMONE NICOLA, para falar de suas histórias de vida, o que consideraram fundamental para obterem excelentes resultados nas suas carreiras de competidoras.

Confira outros posts 🙂

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog