Como Equilibrar Trabalho, Estudo e Família?

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

Uma das maiores queixas na administração do tempo é a dificuldade de equilibrar os papéis sociais. Esse problema talvez origine-se da visão compartimentada que reina na cultura ocidental.

Agimos como se os diferentes papéis sociais não se comunicassem. O trabalhador não se identifica com o seu papel de pai, que não se identifica com o seu papel de irmão, de amigo, de filho, de vizinho, etc. Como se fosse possível, veste-se máscaras sociais para cada um dos papéis vivenciados. Atuamos como se nos tornássemos outra pessoa apenas mudando de roupa. Mas sabemos que não é assim.

Na verdade, quando há uma pessoa diante de nós, não há apenas o profissional, há a família, os relacionamentos, as emoções, os sonhos, as experiências, ou seja, há uma pessoa inteira.

Exatamente porque nós somos um todo, devemos entender que o equilíbrio nas nossas vidas não é correr mais rápido de um papel para outro para dar conta das dezenas de demandas. Não se trata de acordar mais cedo e dormir mais tarde.

É claro que saber aproveitar a agenda é obrigatório para não jogar o precioso tempo no ralo, para não gastar energia com inutilidades e desperdiçadores de tempo que em nada contribuem para melhorar a qualidade de vida.

O segredo de harmonizar as atividades profissionais, os estudos e a família está em entender que as partes devem fazer parte de um todo altamente inter-relacionado porque o que somos, nós carregamos para todo o lugar.

Esse ser integral precisa estar em afinação com os princípios e os valores que são relevantes para si e para a coletividade.

Por exemplo, suponha que você tem um negócio que demanda muito tempo seu, mas seu filho está em uma fase em que precisa muita da sua presença. Para se dedicar mais à paternidade terá que delegar atribuições, levar o filho para atividades da empresa e para outros eventos que sejam interessantes e possíveis ele participar.

O que é importante ressaltar é que uma vez que está claro seu propósito, sua missão de vida, poderá pensar em termos de ganha-ganha, que é o princípio da abundância. Eu ganho, o outro ganha, todos ganhamos. Há possibilidades infinitas para todos.

Para que haja equilíbrio é preciso pensar no princípio do ganha-ganha em todos os papéis sociais que desempenhamos.

Encare seu papel profissional como uma oportunidade de potencializar o seu eu, fortalecer os valores que lhe são relevantes e que nortearão todas as suas decisões de vida. Para isso, é importante que sua atividade profissional esteja de acordo com o que você julga relevante.

Isso não significa necessariamente que você precisa estar em um cargo de alto escalão para se identificar com a profissão, porque mesmo em funções aparentemente não tão nobres, você pode se sentir energizado se cumpri-las em sintonia com princípios que lhe sejam essenciais e se conseguir enxergar a oportunidade que há em cada experiência de vida, mesmo nas mais difíceis.

 

Em termos práticos: para equilibrar os papéis sociais utilize uma agenda diária que lhe permita escrever as ações mais importantes que você vai se dedicar de acordo com os seus papéis sociais. Abandone as atividades que apenas roubam seu tempo, pois não lhe acrescentam nada. E faça apenas o que estiver de acordo com princípios e valores que lhe são essenciais.

Confira outros posts do blog alta performance:

  • 7 Segredos para Evitar a Frustração e se Sentir Realizado: https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/7-segredos-para-evitar-a-frustracao/

equilibrar os papéis sociais, como equilibrar os papéis sociais que vivenciamos? Equilibrar os papéis sociais é possível?

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog