Como ter uma Mente mais Afiada

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

Será que é possível deixar o cérebro cada vez melhor, mais rápido, mais em forma, ter uma mente mais afiada?

Pesquisas recentes revelaram que é um mito a informação de que a pessoa nasce com uma quantidade determinada de neurônios que não podiam se regenerar.

Isso porque hoje sabemos que é possível estimular o nascimento de novas células cerebrais,  a denominada neurogênese.

Além disso, a comunidade científica também acredita que os maus hábitos podem alterar o cérebro, sobretudo a capacidade da memória.

Bem como, é possível desenvolver um cérebro mais resiliente, de forma a não ser tão impactado negativamente com as experiências negativas.

Afinal, o cérebro resiliente é que vai diferenciar os pensadores visionários e estratégicos dos medianos e não o QI ou o nível educacional.

Perda da Capacidade Cognitiva

Apesar de o cérebro começar a envelhecer aos 20 e poucos anos, e de após os 40, o hipocampo encolher 0,5% ao ano, esse encolhimento depende do estilo de vida.

Ou seja, envelhecer não significa declínio cognitivo inevitável.

Na verdade, para manter a vascularização e formar novas conexões neurais, o que é determinante para uma mente afiada, é necessário manter-se saudável em geral.

De modo que a máxima mente sã e corpo são nunca foi tão verdadeira.

Entretanto, é importante destacar que assim como o corpo, o cérebro também envelhece.

Porém, em 2018, pesquisadores da Universidade de Columbia descobriram que idosos saudáveis geram tantos neurônios novos quanto pessoas jovens, mesmo que não sejam vasos tão robustos e com tantas conexões.

Portanto, os idosos saudáveis não perdem a capacidade de criar novas células cerebrais.

Assim, a questão de saúde vai impactar diretamente nesta capacidade.

Neste sentido, é urgente saber que seguir alguns protocolos relacionados ao estilo de vida para modificar fatores de risco como: doenças vasculares, deficiências vitamínicas, diabetes, obesidade, ansiedade, depressão, sedentarismo e apneia do sono, pode salvar o cérebro.

O Impacto da Herança Genética

A princípio não estamos condenados pelos genes que recebemos dos nossos pais, ancestrais.

Mesmo que haja doença na família é possível alterar o tabuleiro a nosso favor.

Em primeiro lugar, porque os cientistas defendem que o que comemos, o quanto nos exercitamos, como nos socializamos, como dormimos, como enfrentamos os desafios são muito mais importantes do que nossas cartas genéticas.

Por exemplo, pesquisadores revelaram na Revista Genetics que a pessoa com que nos casamos tem mais impacto na nossa longevidade do que nossa herança genética.

Logo, uma vida saudável, com boas escolhas pode reduzir muito o risco de desenvolver doenças graves que minem a mente, mesmo quando há fatores genéticos.

Vamos abordar, em seguida, os 5 pontos que o neurocirurgião Sanjay Gupta ressalta como definitivos para obter uma MENTE AFIADA.

 

Confira outros tópicos que podem lhe interessar e acompanhe os vídeos no Canal Alta Performance.

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Twitter Facebook Instagram Youtube

Como ter uma mente mais afiada. ter uma mente mais afiada.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog