Saiba Qual é a Lógica Incontestável para Viver de Forma Inteligente

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

Viver de Forma Inteligente – Há uma lógica que pode ser usada para se viver de forma mais inteligente? Há várias situações no dia a dia, que nos desafiam. Em regra, nesses momentos, as pessoas reagem de uma das duas formas: agem de forma produtiva ou ficam paralisadas.

Se escolhermos aproveitar bem os minutos do breve tempo que passamos na Terra, optaremos pela produtividade. Essa é a escolha dos focados em Alta Performance. Mas, se você costuma adiar, evita fazer o que deveria e se acomoda em relacionamentos fracassados é porque decidiu-se pela segunda opção.

Pergunte-se: Por que quero o que quero? O que de fato será bom nessa escolha? Essa minha escolha é ecologicamente correta?  Por que estou postergando? O que ganho em continuar vivendo dessa maneira? O que ganho, se mudar de atitude?

Nem pense em evitar esses questionamentos. Não faça isso. Sabe por que? Porque não é inteligente.

Um dos requisitos para se viver de forma inteligente é assumir o comando de si mesmo. Uma vez que escolheu ser feliz, e está ciente dos seus propósitos, não escolherá o desespero mesmo diante de situações dramáticas. Não optará por se deixar dominar pela ira, embora as circunstâncias sejam irritantes.

Isso não significa que você será um robô, impassível. Significa que você vai se irar, mas não se deixará dominar pelo ódio. Não permitirá que “o sol se ponha sobre a sua ira”. Ou seja, não permitirá que essa emoção negativa se estenda até a manhã seguinte, não alimentará a raiva, não dará vazão a esse sentimento, não deixará essa emoção controlar você.

Viver de forma inteligente também está relacionado à maneira como se resolve os problemas. Primeiro, é preciso considerar os problemas algo indispensável. Não há vida sem problemas. Um está ligado ao outro. Portanto, reclamar dos problemas não é uma escolha inteligente porque você despenderá energia sem qualquer êxito. Sequer vale para desabafar.

Em segundo lugar, uma vez que você tem controle de si, com a mente tranquila, buscará a melhor solução para o impasse.

Outro ponto que eu gostaria de abordar é a necessidade de adotar a responsabilidade pelas suas emoções. Certamente, você cresceu ouvindo que está sujeito à raiva, ao ressentimento, à tristeza, à alegria. Por isso, quando um evento externo desagradável ocorre, fatalmente sentirá umas dessas emoções ou outras não citadas.

Mas quando se escolhe viver de forma inteligente, decide-se por escolher quais emoções terá. Em especial, quais emoções experimentará com mais frequência. Isso porque se você comanda a si mesmo, escolhe a emoção que dará vazão.

Nisso está a essência da liberdade individual. A premissa é que posso controlar meus sentimentos porque tenho controle de mim mesmo. 

Se usarmos o silogismo, diríamos assim:

Premissa maior: posso controlar meus pensamentos.

Premissa menor: minhas emoções são fruto dos meus pensamentos.

Conclusão: posso controlar minhas emoções.

Não há como contestar essa lógica. Portanto, você pode escolher controlar seus pensamentos. Pois nem o seu chefe, seu cônjuge, sua sogra, seus filhos, seus amigos, seus inimigos são os responsáveis pelos seus pensamentos.

Seus pensamentos lhes pertencem. São exclusivamente seus. Ninguém pode pensar por você. Sua mente é responsabilidade sua.

Talvez até hoje, você julgava que os fatos que lhe aconteceram foram os responsáveis por se sentir infeliz. Na verdade, não. O que determinou foi a sua escolha, o sentimento que escolheu experimentar.

Por isso, viver de forma inteligente requer uma nova forma de pensar. CLIQUE NA IMAGEM para baixar o seu INFOGRÁFICO COMO VIVER DE FORMA INTELIGENTE.

 

Saudações!

Confira outros posts do blog alta performance:

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog