A Arte de Fazer Acontecer

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

Quando vamos começar um projeto novo há um período inicial de desconforto, uma fase de adaptação que desafia-nos, que incomoda.

Vencida essa fase inicial, a satisfação de ter construído, realizado, desenvolvido, trazido a existência  algo novo compensa toda a fase de transformação.

Para iniciar uma fase de realização é importante ter uma mente fresca, pronta para criar, aliviada dos inúmeros fatos que acontecem a todo o momento e que requerem nossa atenção.

Assim, para não desperdiçar seu precioso tempo, uma das técnicas preconizadas pelo método GTD(Getting Things Done), do autor David Allen, é decidir o que fazer com as informações que lhe chegam.  Para isso, pergunte-se se essa informação demanda algum tipo de ação?

Se a informação não demanda ação (essa é uma decisão sua):

  1. Jogue fora já que não é relevante.
  2. Arquive como referência, consulta futura (Use pastas com nomes dos tópicos em ordem alfabética).
  3. Incuba, deixe para ver esse item futuramente (Coloque em uma lista chamada ALGUM DIA TALVEZ, se é algo que precisa ver com frequência. Se for algo que você só precisa ver em uma data específica, por exemplo, depende de um orçamento de março, coloque um GATILHO para data específica).

Se a informação demanda ação:

  1. Qual a primeira ação que eu tenho que fazer para mover isso?

    1. Leva menos de 2 minutos, faça agora.
    2. Caso não, verifique se pode ser delegada.
    3. Adie para o momento mais adequado para você.
  2. Essa ação conclui? Qual o resultado desejado?

    1. Se a demanda não conclui com uma ação, coloque em uma lista de PROJETOS, se for, por exemplo, de até um ano.
    2. Pasta de ÁREAS DA VIDA.
    3. Pasta de MÉTODOS E OBJETIVOS para projeto de até 2 anos.
    4. Pasta de VISÃO, que são aquelas de objetivos de longo prazo.
    5. Pasta de PROPÓSITOS e PRINCÍPIOS, que são referentes a missão de vida.

Esse tipo de organização é importante para ter mais clareza e assim poder fazer acontecer, deixar de procrastinar, valorizar o tempo.

Os passos do método GTD são:

  1. Coletar – hora de junta as tralhas. Colocar tudo na caixa de entrada para ser analisada.
  2. Processar – esvaziar a “entrada”. Nesta fase, identifique cada item para decidir o que ele é, o que significa e o que fazer com ele.
  3. Organizar – definir os compartilhamentos certos para cada informação.
  4. Revisar – manter seu sistema funcional. Ele não pode ser estático, precisa dar-lhe condições de avançar para atividades mais nobres e produtivas.
  5. Executar – escolher as melhores ações. Confie também na sua intuição, no seu coração. Considerando o contexto, tempo disponível, energia disponível e prioridade.

O que é possível perceber é que há pessoas que ficam estagnadas diante dos desafios da vida e não aproveitam as oportunidades de crescimento que lhes aparecem, há outros que criam oportunidades porque se preparam. Esses, muitas vezes, mesmo diante de dificuldades físicas, mentais seguem adiante, não se deixam vencer.

São pessoas que fazem acontecer.

O entrevistado do Programa ALTA PERFORMANCE é um cavaleiro que não se dobrou, ao contrário, tornou-se campeão mundial e protagonista da própria história.

Você pode se inscrever e assistir a entrevista com o Ex-Comandante do Exército Brasileiro e Assessor Especial no GSI General Villas Bôas,  clicando aqui:  CANAL ALTA PERFORMANCE.

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

 

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog