A importância da memória histórica do DF

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

Há muitas instituições que preservam a memória histórica do DF, museus como o do Catetinho, que é de fato um ícone para a cultura patrimonial de nossa capital e tem valor
incomensurável para nossa cultura.

Podemos afirmar que a história de nossa capital tem raízes profundas guardadas nesse símbolo histórico que é o museu do Catetinho.

Lá foram tomadas decisões políticas e gerenciais que moldaram nosso futuro.

Temos outros museus importantes também, destaco, entretanto o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO DF, que já tem seis décadas de contribuição à memória e ao debate sobre nossa cultura histórica, geográfica e política.

O IHGDF foi fundado por Juscelino Kubitschek e foi presidido desde sua fundação por ilustres personagens, que muito contribuíram, como muitos de seus membros, para a realização de importantes debates e reflexões sobre diversos temas fundamentais para compreendermos nossa trajetória e o valor de nossa gente.

O Instituto também colabora, em parceria com a Secretaria de Educação do DF, com a formação de professores para ministrar aula a milhares de alunos sobre a história e a geografia
do DF.

A depender dos seus dirigentes e entusiastas, muitos trabalhos acadêmicos e eventos culturais continuarão a serem produzidos nos próximos anos.

Sabe-se que a preservação do patrimônio cultural do DF tem imenso valor, não só simbólico, mas para nossa cultura política e formação cidadã, uma vez que o turismo cívico é cada vez mais valorizado por todos os brasileiros.

 

Por Prof. Dr Antônio Testa – Cientista Político, Doutor em Sociologia/UNB

Acompanhe outros artigos do Blog:

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog