Faça com que sua Performance seja maior que os Aplausos

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

Avaliar-se é essencial para o crescimento pessoal e a alta performance. 

Na busca de crescimento pessoal é natural as pessoas buscarem reconhecimento pelos seus feitos. O reconhecimento faz parte de um mecanismo psicológico de troca de energia entre quem faz alguma coisa e quem vê ou recebe algo feito pelo outro, especialmente quando queremos alta performance.

O reconhecimento é necessário porque reforça o esforço de alguém por ter feito algo. Tem efeito estimulador e salutar, normalmente. Mas é preciso analisar bem o comportamento humano nessa relação entre quem faz alguma coisa e os aplausos que recebe.

Em tese, deveria acontecer  o reconhecimento, na forma de elogios, de aplausos, de agradecimento, ou outras formas de gratidão, de forma espontânea.

Mas raramente isso ocorre.

A relação geralmente é desigual, porque o reconhecimento nem sempre vem da forma que  se espera.

Isso pode gerar decepções e frustrações, tornando a relação tensa e competitiva.

Invariavelmente, a expectativa de quem executa uma performance não é a mesma de quem avalia, ou recebe o resultado da ação.

Os julgamentos de valor variam muito de intensidade e de momento.

As pessoas não são seres lineares, principalmente no que se refere a emoções.

Somos instáveis e suscetíveis a mudanças com intensidade emocional muito variável.

Oscilamos muito. Somos humanos, afinal.

Mas para o crescimento pessoal e o desenvolvimento de competências próprias é necessário que o indivíduo não torne determinante, para a continuidade de seus esforços e desempenho, a avaliação externa forçada.

Se o que fizer for bem feito e tiver uma boa aceitação pelos outros, as avaliações tenderão a ser otimizadas continuamente.

Contudo não é sábio medir seu desempenho apenas pela avaliação externa, porque limita o potencial de crescimento pessoal.

A autoavaliação é mais poderosa, desde que  feita com critério e sinceridade.

Evidentemente o reconhecimento externo tem um efeito poderoso para reforçar nosso esforço, quando é positivo; e para inibir nossa ação, quando é negativo e depreciador.

Portanto, o ideal é o indivíduo se esforçar continuamente para aprimorar seu desempenho sem se preocupar em demasia com aplausos e elogios dos outros.

Acompanhe o que a Coach de Alta Performance Carla Ribeiro tem a dizer sobre a 4ª Lei da alta performance na série de vídeos Investir em Crescimento do Canal Alta Performance.

 

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance!

Saiba porque sempre estar em busca de desenvolvimento contínuo para uma vida de crescimento pessoal e de autoconhecimento. >>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/leidocrescimentopessoalparaaltaperformance<<<

Saiba como se livrar de hábitos e de pessoas que te prendem ao passado e que não agregam resultados em sua vida!>>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/um-futuro-maior-que-o-passado<<<

Carla Ribeiro entrevista o Procurador do Distrito Federal que já passou nos concursos mais concorridos do país. Saiba qual foi a mentalidade utilizada por Robson Caetano para lograr aprovação nos concursos públicos mais concorridos. >>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/tv-alta-performance/altaperformancenosestudos/<<<

Saiba como obter mais satisfação e prazer para continuar crescendo.>>>https://blogaltaperformance.carlaribeiro.com.br/alta-performance/estrategia-para-continuar-crescendo<<<

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog