Como Equilibrar os Diferentes Papéis Sociais

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

Equilibrar os Diferentes Papéis Sociais – “Um homem não poderá se sair bem em um departamento da vida enquanto estiver ocupado em realizar coisas erradas em outro departamento. A vida é um todo indivisível.” Gandhi

“Não está fácil”. Disse pensativo, enquanto olhava para o infinito como que a procura de uma saída.

“Mas, ema, ema, ema cada um com os seus problemas” – Suspirou em seguida, resoluto com o que ele considerava uma regra de vida que não se devia violar: deixar cada um com o seu próprio cuidado.

Alencastro era um homem inquieto e vivera os últimos anos enterrando-se em enciclopédias e em tratados de direito, como se pudesse encontrar neles a resposta para suas inquietudes. Para se dedicar tanto aos estudos, foi-lhe preciso abdicar da maçante prática de atividades físicas. Hábito que adquirira aos vinte e poucos anos quando ter ganhos financeiros não lhe ocupavam a cabeça, e quando o aumento da massa muscular era sua preocupação central.

O que essa regra de vida parece revelar? Até que ponto é melhor “não meter a colher”? Muitos vivem distante dos problemas alheios e distanciam-se também dos problemas decorrentes das diversas atribuições que os papéis sociais que desempenham lhes exigem.

A maioria das pessoas ocupa-se com as várias funções que exerce na vida como se cada uma não tivesse nada a ver com a outra. São cônjuges, pais, filhos, trabalhadores, vizinhos, amigos. Não raras vezes encara-se cada momento que desempenha esses papéis como se fossem departamentos isolados.

Destina-se a si próprio rituais que se estancam depois de cada jornada. Pela manhã, pais e cônjuges. Em seguida empregados, patrões. E por aí vai. Com efeito, ao final de cada papel, encara-se a próxima obrigação e tenta-se esquecer dos problemas que, aparentemente, deixara para trás.

Essa cultura da compartimentalização, separa o que se é ou faz na vida particular com o que se é ou faz na vida pública. Assemelha-se muito com a educação tradicional que não explica ao aluno como usar os diversos cálculos matemáticos no dia a dia ou como associá-los as outras disciplinas do currículo escolar.

Na realidade, os diversos papéis sociais que a pessoa desempenha faz parte de um todo indissociável. Cada parte influencia a outra.

equilibrar os diferentes papeis sociais

Para equilibrar os papéis é preciso entender que equilibrá-los é muito mais do que correr de um lado gastando tempo em cada um deles. Harmonizar os papéis é fazer com que todas as partes trabalhem em sinergia. O pai que se é em casa, precisa ser coerente com o patrão que se é na empresa. O amigo que se é nas programações sociais deve estar em equilíbrio com o filho e irmão que se é em casa.

Ou seja, os papéis sociais precisam se igualar nas diversas áreas da vida. O mesmo indivíduo que acorda pela manhã, toma café, se relaciona com a família, também é o mesmo indivíduo que interage com os colegas de trabalho, joga futebol ou vai a igreja.

Além disso, o equilíbrio pressupõe ser coerente com o que se considera certo. A compreensão dessa sinergia é que energiza o indivíduo no início do dia e o mantém motivado para lidar com os desafios. O fato é que a busca por crescimento pessoal gera mudanças. Para encará-las com vigor e alegria é importante haver coerência entre os diferentes papéis sociais e os valores que lhes são importantes.

Como você tem lidado com seus papéis sociais? Tem se sentido massacrado pelo relógio? Tem conseguido equilibrar as responsabilidades advindas de cada um dos papéis sociais que desempenha?

O primeiro passo para lidar bem com esse desafio é adotar uma perspectiva de sinergia.

Esse é o assunto que a Campeã Mundial de Kickboxing, Recordista do GUINNESS CARLA RIBEIRO e o Doutor em Sociologia, Psicanalista e Sensei ANTÔNIO TESTA vão abordar no Programa ALTA PERFORMANCE, se inscreva no CANAL ALTA PERFORMANCE e acompanhe esse rico conteúdo.

equilibrar os diferentes papeis sociais

 

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Como Equilibrar os Diferentes Papéis Sociais. Como Equilibrar os Diferentes Papéis Sociais. Equilibrar os Diferentes Papéis Sociais

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog