Como Você Pode ser uma Pessoa Profundamente Positiva

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

É possível deixar de ser pessimista e tornar-se uma pessoa profundamente positiva? Pessoas positivas parece que enxergam a vida em cor de rosa, têm as melhores expectativas e conseguem ver o lado favorável dos episódios da vida, mesmo aqueles bem difíceis.

O curioso é que, de acordo com um estudo da Universidade de Toronto, pessoas otimistas enxergam melhor que as pessimistas porque o humor modifica as funções do córtex visual, a parte cerebral responsável por processar as informações visuais.

O pesquisador Taylor Schmitz concluiu que o humor das pessoas aumenta o tamanho da janela que capta as informações visuais. Uma parte bem interessante desse achado é saber que pessoas positivas podem ver com outros ângulos, outras perspectivas. Essa qualidade, provavelmente favorece a capacidade de encontrar soluções para resolver os desafios vividos.

Além disso, a percepção da maioria é a de que pessoas positivas são mais felizes e saudáveis, além de mais agradáveis de se conviver, porque são mais leves.

Mas, como ser mais uma pessoa profundamente positiva?

 

NÃO FINJA

 Digamos que você decidiu ser uma pessoa positiva. Isso não significa que você tem que fingir apreciar coisas que não gosta, essa atitude não lhe ajudará a se sentir mais disposto e feliz; talvez até fique ao final do dia contrariado e frustrado.

Por exemplo, suponhamos que estava se programando para ir à praia, mas o tempo fechou, ficou bem nublado. Ao invés de ficar murmurando, comportamento nada inteligente porque só vai trazer mais aborrecimento e causar frustração,  é possível aproveitar que o sol não está a pico para dar uma corrida, andar de bicicleta ou sentar-se em algum lugar no clube ou na praia, enquanto lê um bom livro.

 

TENHA EXPECTATIVAS REAIS

 Ser uma pessoa profundamente positiva não significa deixar de ver as coisas que acontecem à sua volta ou agir como um lunático. É mais inteligente ser pragmático investindo na própria performance e preparando-se para os piores cenários.

Otimismo é realmente uma atitude muito boa. Porém, é preciso confiar que o melhor vai acontecer, mas estar preparado para conjunturas desfavoráveis. É importante descrever quais os piores cenários em termos financeiros, gerenciamento de tempo e etc; ter claro o que se estará aprendendo se eles acontecerem, antes de iniciar qualquer projeto.

 

COMO SER UMA PESSOA PROFUNDAMENTE POSITIVA

É importante saber que o nosso cérebro consome 25% da nossa energia corporal e, como ele é um órgão extremamente inteligente, age de maneira a poupar energia. Dessa forma, quando acontece algo semelhante a outros impulsos já vivenciados por nós, há reações já consolidadas, que acabamos por repetir de forma automatizada. Muitas vezes esses reflexos são extremamente negativos porque se aprendeu a ver a vida de uma maneira negativa.

Assim, para mudar o comportamento automatizado, é preciso mudar o padrão. E uma dica poderosa é aprender a olhar o lado legal, o aprendizado adquirido em cada acontecimento porque sempre há uma perspectiva positiva que pode ser ressaltada.

Agindo assim, ao invés de se sentir desanimado e com vontade de desistir, será possível continuar motivado a seguir em frente e a aproveitar com sabedoria e alegria as experiências diárias.

Esse é um exercício que exige disciplina, mas que pode ser muito divertido. Minha dica é: Veja a cor de rosa da situação. Essa atitude pode ser empregada em todos os níveis e ocasiões.

 

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Pessoa profundamente positiva. Pessoa profundamente positiva.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog