KIKO SANTORO: O Poder da Paixão e da Perseverança

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

Qual o poder do entusiasmo e da perseverança na realização de sonhos? Em uma escala de importância, qual a relevância dessas atitudes comparadas ao QI ou ao talento?

Em um estudo fascinante a professora Angela Lee Duckworth respondeu a essas indagações.

Como professora de matemática em uma escola pública na cidade Nova Iorque, ela percebeu que não era só o QI que distinguia os melhores alunos dos piores.

Alguns dos seus alunos de melhor performance não tinha exatamente um QI de gênio.

Além disso, seus alunos com mais alto QI não estavam desempenhando muito bem.

Esses acontecimentos a fizeram questionar o que diferenciava os alunos mais bem sucedidos.

Entretanto, mesmo ciente que o conteúdo não era fácil, ela tinha a convicção de que todos os estudantes eram capazes de aprender, caso se dedicassem o necessário.

Assim, ela percebeu a importância de analisar o fato sob uma perspectiva psicológica, motivacional, e não se o aluno era naturalmente capaz de aprender rápido e fácil, como os testes de QI pretendem revelar.

Esse assunto intrigou tanto a professora de matemática, que ela resolveu se afastar das salas de aulas para voltar à faculdade e estudar psicologia.

Como psicóloga em formação, sua linha de pesquisa era descobrir porque alguns são bem sucedidos e outros não. Seu público alvo eram adultos e jovens.

Pesquisa em West Point

De modo que, para dar peso as suas pesquisas, ela analisou vários ambientes. Um deles foi a famosa Academia Militar de West Point, onde tentou prever quais cadetes concluiriam o difícil e árduo curso de formação e quais desistiriam.

Outro foco de estudo de Angela foi o disputado e famoso Concurso Nacional de Soletração para tentar prever quais crianças se sairiam melhor nessa disputada competição norte americana.

Além deles, Duckworth analisou professores que lecionavam em lugares difíceis para saber quais permaneceriam mais tempo, quais que conseguiriam melhorar os resultados dos alunos.

Também foi alvo da sua pesquisa, analisar quais vendedores eram melhores, quais conseguiam se manter mais tempo no emprego.

Assim, analisando esses diferentes contextos, a pesquisadora percebeu que uma característica se destacava como um significativo indicador de sucesso.

Então, sabe qual foi?

Se pensou em inteligência social, boa aparência, saúde física, QI errou!

Foi a garra!

Garra:  Paixão e Perseverança

A definição de GARRA é paixão e perseverança em objetivos de longuíssimo prazo. Portanto, ela requer esforço continuado.

Porque quando há garra, há resistência, há foco em um objetivo futuro.

Dessa forma, dia após dia, a pessoa que tem garra continua perseverando colocando uma pedrinha na fortaleza que deseja erguer.

Nesse sentido, GARRA é muito mais do que se dedicar a algo nos finais de semana ou eventualmente, mas perseverar por anos para criar uma realidade. Trata-se de se esforçar por anos para tornar real o futuro desejado.

Nas palavras da psicóloga, uma pessoa que tem GARRA encara a vida como uma maratona, não uma simples corrida.

Na sua pesquisa, Angela constatou que os jovens estudantes de escolas públicas que tinham mais garra foram os que mais se formaram.

Então, jogo para o leitor um dos mais instigantes questionamentos do seu estudo: como fazer uma pessoa desenvolver garra?

Como você pode ter mais garra?

A Recordista do Guinness Book Carla Ribeiro responde a essa pergunta nesta entrevista no Programa ALTA PERFORMANCE com o Campeão Mundial e Tricampeão do Grand Slam de Jiu-Jitsu KIKO SANTORO.

Acompanhe, compartilhe e comente! J

Confira outros posts 🙂

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog