Sensei Gustavo Takano: KENDO, uma filosofia de vida

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

As Artes Marciais ensinam aos seus praticantes muito mais que lutar, há uma filosofia de vida que pretende forjar o caráter , a têmpera.

Assim, ocorre na prática do KENDO, que não se resume a manejar a espada, mas também o cultivo do espírito, o despertar do estado de alerta, do zanshin.

Esse espírito de atenção é o que forja o praticante a estar em uma atitude mental preparada para impedir um ataque e criar oportunidades de contra-atacar.

Por isso, embora aparentemente o kendoca (praticante de kendo) possa parecer estar em uma postura defensiva, ele é capaz de atacar ou antecipar um ataque do adversário.

Então, o estado de presença, de força, de decisão, ensina ao kendoca que o esforço não deve ser contido, ao contrário, o praticante deve se dar ao máximo, se dedicar com intenção máxima nos treinamentos, visando o aperfeiçoamento constante.

Nesse sentido, não há lugar para a frouxidão de caráter,  para uma mentalidade frágil, débil.

Filosofia de Vida

Ter uma filosofia de vida é ter princípios,  leis permanentes e universais que regulam a existência.

Portanto, ela é tecida na estrutura das sociedades ao longo da história humana, governando as interações entre as pessoas, seus comportamentos e suas intenções.

Sendo assim, e filosofia de vida representa uma realidade objetiva que transcende culturas e indivíduos, porque é muito mais do que valores, esses podem se adequar ao longo da vida.

Afinal, valores são opiniões subjetivas, mutáveis de acordo com as demandas.

Já os princípios, não. Por exemplo: justiça, integridade, honestidade são como uma lei da física porque são naturais e universais.

Como a lei da gravidade, ela é real, natural e universal. Mesmo que você não acredite nela, ela vai atuar, vai influenciar sempre que alguém pular, se jogar, deixar algo cair.

Nesta lógica, a vida de acordo com princípios não muda com o tempo. Porque eles determinam os resultados e as consequências finais dos comportamentos, tanto quanto a gravidade.

Propósito de se praticar o Kendo

  • Moldar a mente e o corpo.
  • Cultivar um espírito vigoroso.
  • Desenvolver a cortesia e a honra.
  • Relacionar-se com sinceridade.
  • Buscar constante auto-aperfeiçoamento.

 

Confira outros posts 🙂

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog