Sabe qual é a Relação entre o Paradoxo da Escolha e a Sua Felicidade?

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

Paradoxo da Escolha. Você acredita que felicidade está diretamente relacionado à liberdade? Consequentemente que para aumentar a felicidade das pessoas, um potencial ingrediente é oferecer mais liberdade?

Esse é o dogma da sociedade industrial ocidental. Acredita-se que para aumentar os índices de felicidade dos indivíduos é preciso aumentar sua liberdade porque com mais liberdade, que é um valor importante para o ser humano, o indivíduo pode escolher o que será melhor para o seu bem estar.

O caminho para aumentar a liberdade das pessoas é aumentar suas possibilidades de escolhas. A teoria é que quanto mais escolhas as pessoas tem mais liberdade tem, e quanto mais liberdade mais felizes.

Mas, de acordo com Barry Schwartz, essa ideia está tão enraizada na nossa sociedade, que ninguém questionou sua validade.

Na verdade, pesquisas mostraram algo bem diferente. Uma delas foi realizada em um supermercado, em que foram oferecidas várias dezenas de geleias. A variedade na oferta atraiu um numero grande de clientes, mas a dificuldade em escolher a melhor opção fez com que apenas 3% deles comprassem.

Em outro experimento, foi oferecido apenas meia dúzia de geleias. A oferta atraiu menos consumidores, porém 30% deles compraram. Um diferença muito significativa.

O problema é que quanto mais liberdade temos, mais opções e escolhas teremos, o que implica em mais decisões a tomar. Ou seja, mais complexa a vida se torna, mais oportunidades nós perdemos, mais experiências deixamos de viver e, por conseguinte, mais insatisfeitos e arrependidos nos tornamos. Consequentemente, mais infelizes ficamos.

Esse é o Paradoxo da Escolha.  Ele mostra que o aumento no número de escolhas tem tornado as pessoas mais infelizes. E que as muitas opções geram paralisia, que é a incapacidade de se decidir.

 

Atualmente, quando alguém vai ao médico, ao invés dele oferecer o tratamento para o problema de saúde que ele tem, o doutor apresenta opções terapêuticas com algumas das consequências de cada uma delas para que o paciente se decida. Essa possibilidade traz angústia, ao invés de alívio com a possibilidade de escolher.

De fato, a todo momento, nos deparamos com várias opções de escolhas relativas as mais diversas áreas nas nossas vidas, a maioria delas viabilizada pelos avanços tecnológicos.

Então, de fato, a liberdade, que deveria gerar em nós maior felicidade, tem gerado Paralisia e frustração!

Além disso, para evitar a dor do arrependimento e da frustração, as pessoas protelam por causa do maior número de opções.

Ocorre que, mesmo quando as pessoas superam a dificuldade de eleger dentre as alternativas possíveis, elas não se sentem mais felizes, ao contrário, ficam angustiadas por não se sentirem certas de que fizeram a melhor triagem.

Desse modo, as possibilidades de escolha deixam as pessoas infelizes por causa do:

  1. Arrependimento antecipado.
  2. Custo da oportunidade.
  3. Aumento de expectativa.
  4. Sentimento de culpa.

Em vista disso, parece que a solução para realmente aumentar os índices de felicidade social é redistribuir as muitas possibilidades de escolha, de maneira que aqueles que não dispõem de muitas passem a ter mais, enquanto os que experimentam tantas alternativas tenham menos.

Fica a questão, diante dessa informação qual a reflexão importante que você pode fazer hoje para não se angustiar diante das próximas escolhas? Acompanhe os próximos conteúdo que vão lhe ajudar a tomar decisões.

 

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Paradoxo da escolha. O que o Paradoxo da Escolha tem a ver com sua Felicidade? Paradoxo da Escolha.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog