Faça com suas Perguntas sejam Sempre Maiores que suas Respostas

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

Perguntas instigam, motivam, despertam. A busca por respostas sobre o sentido da vida, sobre a configuração dos universos e sobre os mistérios da mente e da alma humana permeou a trajetória de pensadores ao longo dos séculos. Muitas respostas ainda não foram encontradas de forma a explicar com objetividade grandes questões.

Apesar de nem sempre conseguir responder as grandes questões, as perguntas, as dúvidas motivaram as pessoas a se movimentar e a transformar a terra, a organizar a sociedade, a procurar cada vez mais desenvolver soluções para os grandes problemas. O desenvolvimento tecnológico nos mostra até onde as dúvidas humanas promoveram o bem-estar social e o crescimento de várias economias. Os avanços da medicina, por exemplo, nos mostram o quanto a pesquisa e a busca pelo conhecimento promoveu a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Saber perguntar é um valor importante porque permite às pessoas aumentar sua curiosidade e sua capacidade de discernir em ambientes cada vez mais complexos, como os que vivemos diariamente. Colocar questões para serem respondidas de forma que nos instigue à pesquisa, ao estudo, ao relacionamento com pessoas mais cultas e sábias é indispensável para o crescimento pessoal.

Nossa inteligência relacional também está diretamente vinculada à capacidade de buscar o conhecimento e a tentativa de obter informações e relações que nos ajudem a resolver nossas questões pessoais e profissionais.

Pessoas que se contentam com respostas prontas não são inovadoras, são, quando muito, seguidoras e dotadas de pouca capacidade de discernimento. Isso é ruim, porque leva à acomodação e massificação de comportamento, inibindo a criatividade e reforçando a mesmice, que tanto mal faz à humanidade.

Colocar questões que são importantes para nós de forma particular e original é importante, porque reforça nossa identidade pessoal e nos ajuda a definir estratégias de ação que definirão nosso percurso existencial.

Respostas prontas e acabadas só interessam a pessoas acomodadas e que perderam o interesse pelo desconhecido, pelo futuro. Se o foco pessoal é apenas o passado, as coisas que não podem ser mudadas, é preciso cuidado, pois viver é sempre para frente, o que interessa é o próximo passo.

O passado tem grande valor, mas apenas para nos lembrar de evitar cometer os mesmos erros novamente. Saber perguntar bem é sinal de inteligência e criatividade, valores indispensáveis ao sucesso pessoal. Torne-se um bom questionador!

Confira no vídeo o que a Coach de Alta Performance Carla Ribeiro fala a respeito da 10ª Lei do CRESCIMENTO PESSOAL:

Confira outros posts do blog alta performance que podem ajudar você a ter mais perguntas e obter ótimas respostas:

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog