Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido.

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

Qual será a importância desse hábito procure primeiro compreender, antes de ser compreendido? Suponha que você está com problemas financeiros e decide ir ao banco para conseguir um empréstimo para quitar as dívidas. Quando você explica para o gerente e faz sua solicitação, ele lhe faz uma explicação minuciosa da importância de investir em bolsa de valores. Explica todas as vantagens advindas de aplicar, minimiza os riscos e ao final de mais de uma hora de explanação, lhe dá um cofrinho para você colocar diariamente uma quantia em dinheiro para ao final de um ano implementar o negócio.

Você provavelmente teria a seguinte conversa com ele:

  • Eu vim pedir um empréstimo!
  • Sim, eu sei.
  • Mas, como vou economizar para investir se não tenho dinheiro!?
  • Pense positivamente! Sempre há possibilidade de guardar dinheiro! Será uma forma de você poupar!
  • Que parte você não entendeu de eu não ter dinheiro e estar endividado!?
  • Você é uma pessoa inteligente, vai sair dessa com facilidade e vai poder investir muito dinheiro! Ademais, você tem que ser mais otimista!
  • Essa proposta não serve para mim! Você enlouqueceu?
  • Que mal agradecido, depois de todo meu esforço para lhe explicar o negócio!

Você seguramente não voltará nunca mais a esse banco, não com esse gerente, e ficará surpreendido por ele lhe oferecer uma solução tão fora da realidade que está enfrentando, no fim de contas, só porque o expediente serviu para outra pessoa, não significa que servirá para você. Afinal, não se pode dar uma mesma solução para diferentes problemas e contextos.

Por mais absurda que seja essa história, nos comportamos de forma muito semelhante todos os dias quando oferecemos respostas sem compreender profundamente o dilema do outro.

Porque você levaria em consideração o conselho de alguém que nem se preocupa em realmente lhe compreender? Se você quiser vivenciar bons relacionamentos deve desenvolver a habilidade de escutar e compreender. Deve entender os problemas das pessoas do seu convívio antes de oferecer soluções.

Essa é a essência do Hábito nº 5 de Pessoas Altamente Eficazes, que é “Procure Primeiro Compreender, depois ser Compreendido”.

Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida na conversa com as pessoas. Procure se colocar no lugar delas. Estar completamente presente quando elas estiverem se comunicando com você.

Abordaremos nas próximas postagens os dois outros hábitos para você praticar e aumentar seu nível de eficácia. Acompanhe! Deixe seu comentário, terei satisfação em responder. ?

 

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Procure primeiro compreender. Procure primeiro compreender, depois ser compreendido.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog