Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the complianz-gdpr domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u586756557/domains/blogaltaperformance.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the complianz-terms-conditions domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u586756557/domains/blogaltaperformance.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u586756557/domains/blogaltaperformance.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the uael domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u586756557/domains/blogaltaperformance.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Referência no Jiu-Jitsu, Grão Mestre Armando Wriedt morre aos 94 anos.

Referência no Jiu-Jitsu, Grão Mestre Armando Wriedt morre aos 94 anos.

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

O dojô está sem o seu Mestre. Armando Wriedt, ou Mestre Armando, como era conhecido, acaba de falecer, levando consigo a experiência de quem viveu o Jiu-Jitsu, e dele tirou seu sustento.

Pessoa de gestos nobres, gentilezas e afabilidade, Wriedt era o exemplo íntegro da sua própria definição de um jiu-jitsuka, “o jiu-jitsuka é antes de tudo um gentleman. Até repele a agressividade com lhaneza”.

 

Na última vez que conversamos, na oportunidade de sua ida ao Programa Alta Performance, sua movimentação mais lenta e cuidadosa e sua longa barba, lhe conferiam um aspecto mais enigmático. À minha fala de que ele parecia um ermitão, respondeu com seu peculiar bom humor e galhardia, “Sim. E vivo lá no meu eremitério isolado. Na verdade, o ideal é ter uma simbiose com o mundo que vivemos. Mas, a medida que vamos ficando mais velhos, sentimos dificuldade de dialogar com os jovens.”

 E completou ainda, “Temos poucos amigos. Porque aquele amigo que priva da sua vida, são poucos. É esse que você deve escolher. E aí, acabamos ficando um pouco egoístas.”

Com relação ao seu modo de vida, o Grande Mestre Armando respondeu “Eu não sou ainda um velhinho solitário porque sou solidário. Nas quartas e nos sábados, eu recebo amigos para falar sobre Jiu-Jitsu”. E com sua peculiar modéstia, destacou “e já que sou mais experiente que eles, passo alguma experiência a eles. E isso é muito gratificante para mim, e me deixa muito feliz, por que eu não esqueço o Jiu-Jitsu.”

 

No início da década de 90, quando conheci o Mestre Armando na Academia de Tênis, onde eu ministrava aulas de karate, ele me convidou para darmos aulas juntos. Caberia a mim, ensinar técnicas de karate. Até hoje, lamento não ter aceito esse projeto porque a mim alegrava a ideia de desfrutar mais do convívio desse sábio e querido homem.

De acordo com ele, o Jiu-Jitsu é a ciência do equilíbrio e da realidade. E o jiu-jitsuka deve procurar viver essa vida, do equilíbrio e da realidade.

No seu dojô, Armando seguia a metodologia que aprendera do seu professor Hélio Gracie, por isso, era ele próprio quem mostrava os movimentos ao aluno. Ele ensinava que o professor não treinava com o aluno, e sim, treinava o aluno. O que sem dúvida alguma é muito diferente.

A ênfase era no Jiu-jitsu como luta de defesa e ataque, aproveitando sempre a força do adversário. Asseverando que o jiu-jitsuka deixa sempre o adversário fazer o que quer, mas não como quer.

 

Armando Wriedt era filho de marceneiro e com ele aprendeu esse ofício. Praticante de basquete e vôlei, e apaixonado pelo futebol, conta que foi em um jogo de basquete que conheceu Hélio Gracie. Nessa oportunidade, Hélio pediu a ele para ajuda-lo a exercitar seus cavalos. Era exatamente depois desses passeios à cavalo, em uma lona estendida sobre a grama, na casa do Hélio, em Teresópolis, que aconteciam os treinos de jiu-jitsu. Nesses momentos, a convite do Mestre Gracie, iniciou seus treinos de jiu-jitsu.

Sua afabilidade com os demais alunos, chamou a atenção do Mestre Hélio Gracie que lhe disse: Armando, você parece que é um jiu-jitsuka nato.

 

Com o tempo, Hélio Gracie o convidou para ser professor na sua academia por causa de sua habilidade técnica e seu espírito manso. Em relação a esse começo da sua carreira, Armando diz: “eu não escolhi o jiu-jitsu. O jiu-jitsu me escolheu”. Com o tempo, sua escolha foi por uma vida exclusiva no Jiu-jitsu.

Depois de visitar a recém inaugurada academia de Hélio Gracie, em 1952, Armando deu sua marcenaria de presente a outrem, e passou a se preparar para lecionar a arte suave. Foi só depois de um ano, que concordou com o Hélio em receber os primeiros alunos.

Nesse período, começou a viver o jiu-jitsu. Aliás, essa era a orientação do próprio Mestre Hélio, “se você quer ser um jiu-jitsuka você tem que comer, beber, dormir, respirar jiu-jitsu”.

Assim, Armando fez e, por 10 anos, viveu na academia do Hélio, inclusive seguindo a dieta alimentar Gracie. Fazia parte das instruções do Mestre Carlos Gracie, fazer jejum completo uma vez por mês para limpar o organismo, evitando cheiros fétidos no corpo.

 

Mestre Armando fala desse período destacando a organização da academia, que lavava os quimonos que os alunos usavam e lhes entregavam antes dos treinos, muito bem passados e limpos, serviço que era executado pela lavanderia própria da família, a maior de Teresópolis. Ressalta que entre os alunos estavam o presidente da república João Figueiredo, o dono da Rede globo Roberto Marinho, o político Carlos Lacerda e vários outros integrantes da elite.

Na sabedoria dos seus quase 95 anos, Mestre Armando Wriedt dizia docendo discimus, aprendemos, ensinando. E orientava: Todos temos que lutar pela sobrevivência, então a luta não é só no tatame, mas fora também. E para essa, precisamos nos preparar. Assim, é preciso ter uma boa escola. Então, escolha sua academia. Não adianta escolher qualquer uma. Tem que ser aquela academia que vai lhe proporcionar esse aprendizado e essa tranquilidade de vida.

 Felizes aqueles que desfrutaram da presença do mestre no dojô e absorveram e apreenderam seus ensinamentos de jiu-jitsu e de vida.

Vai com Deus, meu amigo e mestre.

Nos veremos no final dessa caminhada, em um dojô nos céus.

 

Você pode se inscrever e assistir a gravação do ENTREVISTA COM O MESTRE ARMANDO WRIEDT NO  CANAL ALTA PERFORMANCE.

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Deixe um comentário

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog