Trabalhe apenas 4 horas por semana e Ganhe Tempo para o Lazer

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

Trabalhe apenas 4 horas por semana? Como assim? É possível viver dessa maneira?

A ideia de trabalhar durante tão pouco tempo é uma mudança grande de paradigma porque a maioria acredita que estar full time conectada, trabalhar o tempo todo, acessar e-mails e mensagens no whatsap a todo instante é produtividade. Se lembrarmos da crença de que “nada substitui o trabalho árduo”, essa proposta de trabalhar apenas 4 horas por semana se torna ainda mais absurda.

O autor Timothy Ferriss propõe alguns princípios para que isso seja uma realidade:

 

Princípio da Eliminação

Ele baseia-se na Lei de Pareto 80/20, cuja ideia central é que 80% dos seus resultados advém de 20% do seu trabalho. Portanto, ao invés de ficar horas gastando o tempo com o que é ineficiente, inexpressivo ou tolo, a ideia desse princípio é investir apenas no que gera maior resultado. Ou seja, focar naquilo que é mais importante e mais eficiente.

Esteja atento para:

  1. Localizar as ineficiências, com o objetivo de eliminá-las.
  2. Encontrar as potencialidades, com o objetivo de multiplica-las.

Princípio da Ignorância Seletiva

Por mais interessante que seja cada uma das etapas do seu trabalho é importante saber separar o que é operacional, tático ou estratégico. Se não há momento para se dedicar a todas essas fases, dedique-se àquilo que você é bom e não empreenda as horas que poderiam ser empregadas no aperfeiçoamento estratégico em atividades operacionais.

Uma das formas de praticar a ignorância seletiva é aprender a deixar as coisas em “stand by”. Por exemplo, email. Uma das soluções é utilizar um autoresponder com a mensagem de que o email só será lido e respondido às 17h e que caso a pessoa tenha urgência deve ligar no celular.

 

Princípio da Delegação

Foque no que você é bom, delegue o resto. Você pode contratar assistentes virtuais do outro lado do mundo por um custo baixíssimo para cuidarem de diversas coisas que ocupam muito do seu tempo, mas que tem um impacto muito pequeno no resultado. Exemplo disso é pagar contas, responder e-mails, cuidar da burocracia, organizar arquivos, etc.

Não adianta economizar alguns reais realizando atividades que consomem muito tempo e o impede de se dedicar ao que poderia ser mais lucrativo e satisfatório.

É importante adotar uma lista de tarefas que precisam ser executadas no dia, mas será realmente eficiente, se você tiver uma lista de tarefas do que você não faz para eliminar todas as distrações e focar no que é relevante e gera mais benefício.

Vale a pena empregar esses valiosos princípios para ganhar mais produtividade.

Produtividade

O  mais importante nesses princípios que o autor ensina para trabalhar 4 horas por semana é que eles podem aumentar muito a produtividade de uma pessoa.

Não creio que o Tim Ferris trabalhe apenas esse período, pois basta acompanhar os conteúdos, livros, áudios que ele compartilha semanalmente para perceber que o autor é uma máquina.

Mas as dicas podem dar vários insights de como ser mais produtivo e a encontrar diversos caminhos para tornar seus negócios mais lucrativos e dedicar tempo aos seus relacionamentos e a momentos de lazer e de ócio produtivo.

 

Como Seguir as Dicas do Livro

Seguir esses princípios podem trazer uma mudança muito importante na sua vida, mas como fazer isso?

  1. Adote uma rotina que facilite a mudança de hábitos. Se, por exemplo, você ficava horas se dedicando a tarefas que poderiam ser facilmente delegadas, faça logo contato com quem poderá se responsabilizar por elas e tire do seu campo de ação o que lhe fazia realizá-las.
  2. Uma vez que tomou uma decisão acertada não se coloque em situações em que fique complacente com velhos hábitos improdutivos.
  3. Divida a mudança desejada em pequeninas metas e comemore cada uma delas.
  4. Analise qual a motivação que precisa para mudar padrões improdutivos.
  5. Autoresponsabilize-se. Você é o único responsável pela sua vida e pelos seus resultados, portanto não culpe ninguém! Admita e mude o que deve e pode mudar.

 

trabalhe apenas 4 horas

 

 

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Trabalhe apenas 4 horas por semana. Trabalhe apenas 4 horas por semana.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog