A brasiliense Carla Ribeiro é homenageada pela WORLD KARATE ORGANIZATION – WKO, que tem sede em Los Angeles/EUA, com um vídeo com imagens de suas performances em campeonatos mundiais.
Tendo o clássico Asa Branca, de Luiz Gonzaga ao fundo, a organização mundial faz uma bela homenagem àquela que obteve o maior número de títulos mundiais no caratê.
Carla é tetracampeã mundial de caratê e, se não bastasse, é a única brasileira que detém o título de campeã mundial de kickboxing. Ao longo de 20 anos, ela conquistou 16 medalhas de ouro em campeonatos mundiais de caratê pela World Karate Organization e pela World Karate Federation, além de 18 outras medalhas de ouro em pan americanos e sul americanos.
Mas, ela queria mais e foi em busca do título de campeã em kickboxing participando de lutas pela WAKO.
Nesta modalidade, subiu ao pódium cinco vezes em mundiais para receber uma medalha de ouro e quatro de bronze.
Na verdade, suas conquistas mereceram a inclusão de seu nome no Livro dos Recordes, o Guinness Book, em sua edição de 1998, além de ser destaque também em publicações internacionais especializadas em artes marciais, como a alemã Wok e as norte-americanas Martial Arts e Black Belt.
Mas, as lutas de Carla Ribeiro não se limitam aos tatames.
Formada em Direito e mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília, levou para as ruas de Brasília sua capacidade de vencer desafios, dedicando-se ao projeto social Formando Campeões, que já atendeu mais de duas mil crianças e adolescentes carentes no Distrito Federal.
Além disso, com mais de 10 anos de experiência na área social, seu impressionante histórico esportivo e sua dedicação ao doutorado em Psicologia Organizacional na UNB, Carla tem atuado como Coach com o objetivo formar campeões na vida pessoal e profissional.
Para denunciar as estruturas fechadas de poder no circuito de lutas no Brasil, que dificultam o acesso dos jovens lutadores, Carla Ribeiro escreveu o livro “Pobreza Política e Dominação, o caso do caratê brasileiro”.
Nesta obra, a autora destaca a submissão acrítica de atletas de alto nível a dirigentes autoritários que se perpetuam no poder.
Para essa análise sociológica, a campeã utilizou o conceito do doutor e sociólogo Pedro Demo, Pobreza Política, que significa a incapacidade de perceber a condição de massa de manobra e a possibilidade de se confrontar com ela.
Por Chico
Carla Ribeiro é homenageada pela World Karate Organization
Confira outros tópicos que podem lhe interessar e acompanhe os vídeos no Canal Alta Performance.
Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!
Confira outros posts do blog alta performance:
- Você quer se conhecer melhor, reflita neste texto e compartilhe: https://blogaltaperformance.com.br/como-se-tornar-a-pessoa-que-quer-ser/
- A Primeira Regra da Vida de Jordan Peterson: https://blogaltaperformance.com.br/costas-eretas-ombros-para-tras/
- Por que a forma tradicional de administrar o tempo não funciona? O que você precisa saber: https://blogaltaperformance.com.br/saber-contextualizar-e-a-resposta-para-priorizar/
- Será que você está racionalizando sua inércia: https://blogaltaperformance.com.br/racionalizar-a-inercia/
- Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.