Como o Princípio 80/20 pode lhe Ajudar a Viver Muito Melhor

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

Princípio 80/20 ou Teoria de Pareto explica que uma minoria dos esforços produz a maioria dos resultados. Conhecido como regra 80-20, essa teoria da escassez afirma que 80% dos resultados são consequência de 20% dos esforços.

Ou seja, há um forte desequilíbrio entre causas e efeitos, quer dizer uma minoria de ações proporciona a maior parte dos resultados; de outro lado, os outros 20% dos resultados são possibilitados por 80% das ações.

Nesse sentido:

  • 80% dos lucros de uma empresa estão relacionados com 20% dos clientes.
  • 80% do tempo, usamos 20% de nossas roupas.
  • 80% dos resultados de uma empresa são produzidos por 20% dos funcionários.
  • 80% de todo o trânsito está localizado em 20% das avenidas e ruas.

Esse princípio aparece muitas vezes em várias áreas. Esse número pode variar um pouco: 90/10, 85/30, 75/10. O importante é a ideia por traz dessa teoria: minoria dos recursos produzindo maiores resultados.

Como você pode aplicar o recurso 80/20 nos seus negócios?

Imaginemos que você está abarrotado de tarefas para desenvolver na sua empresa. Se aplicar o Princípio de Pareto (80/20), vai perceber que a maioria das tarefas contribui de forma bem pequena para os resultados da sua empresa, e que apenas alguns serviços contribuem pela maior parte dos seus ganhos.

Para mudar essa situação, você pode descartar algumas delas ou delegar. Essa decisão proporcionará mais tempo para dedicar-se às tarefas de grande impacto que propiciarão maior ganho, o que aumentará drasticamente o seu lucro.

Nesse exemplo, dedicando-se o dobro do tempo a essas tarefas, no caso 40% do tempo, obterá 160% dos resultados e ainda terá mais tempo livre. Será uma mudança significativa nos seus negócios e na sua vida pessoal.

Como você pode aplicar esse princípio nos seus relacionamentos?

Se aplicar esse princípio aos relacionamentos, perceberá que a maioria das satisfações, das lembranças, das felicidades que experimenta nas suas relações vem de apenas uma minoria delas. Por isso, poderá dedicar mais tempo às pessoas que geram mais impacto na sua vida, assim poderá aprofundar sua relação com elas e obter mais resultados positivos, além de poder dedicar-se a outros assuntos importantes no restante do tempo livre.

Esse princípio também poderá ser aplicado no relacionamento amoroso. Ao dedicar-se completamente a pessoa no tempo em que estiver com ela, mesmo que o período seja curto, vivenciará maior satisfação e assegurará mais felicidade à pessoa amada. Dessa forma, colherá muito mais resultados positivos, do que se passar 80% do seu tempo ao lado da pessoa, vendo televisão ou se entretendo com outras tarefas.

 

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Princípio 80/20. Princípio 80/20 ou Teoria de Pareto. Princípio 80/20 aplicado na vida.

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog