Conheça as Duas Atitudes Imperativas para Transformar a sua Vida

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

Quais as atitudes para mudar? O que é preciso fazer para que haja a transformação necessária para uma vida de constante Crescimento Pessoal?

Poucos minutos depois de iniciarmos a sessão de coaching, Ricardo* afirmava, rindo, que o comportamento tímido não era um problema, apesar de compartilhar que o novo projeto de carreira lhe exigiria desenvoltura para negociar e para vender. As respostas eram cuidadosas. Durante alguns minutos não disse nada; olhava para mim, obliquamente, parecia preparar novo discurso para defender que não precisava mudar.

Não tardou. Tentando demonstrar convicção na fala, comparava-se a pessoas do seu círculo de convívio tidas como muito mais tímidas que ele próprio. Lembrou também que costumava ser muito mais acanhado, reservado, e que nos trabalhos escolares jamais se manifestara para ser o orador, mas julgava que aquela característica não era mais um problema porque preferia ser acanhado a ser muito extrovertido. Por fim declarou que poderia tentar mudar se eu identificasse que era realmente necessário.

Nas sessões de coaching, deve-se levar a pessoa a fazer uma autocrítica da performance; a refletir a respeito do aprendizado que teve e a focar no futuro. Nesses momentos, o princípio do não julgamento deve ser sempre observado. Porém, adotando metodologia adequada, pode-se gerar a transformação necessária.

Essa transformação só é possível quando o coachee (a pessoa que passa pelo processo) quer mudar. Quando ela se cansa dos atuais resultados e acredita que esses podem melhorar. Para que isso aconteça alguns comportamentos, algumas atitudes precisam ser mudadas. O aprimoramento comportamental é um dos grandes trunfos do processo. Depois que o coachee define claramente as habilidades desejadas, possivelmente após lembrar-se de alguns incidentes nos quais ele respondeu inapropriadamente, o coach trabalha com ele as habilidades desejadas.

O resultado disso é muito eficiente e poderoso. Porém, o início da mudança ocorre primeiro na consciência da pessoa. É ela quem decide se quer ou não crescer, se desenvolver, se aperfeiçoar. É ela quem decide os princípios nos quais quer operar, as regras que quer seguir.

 

atitudes-para-mudar-2

A consciência de que precisa mudar é necessária para se modificar. Algumas pessoas mudam porque buscam prazer, outras, porque evitam dor. O primeiro passo para querer mudar é se “revoltar”. Não se conformar com a situação atual. O segundo passo é decidir mudar e responder à pergunta: por que?
Antes de pensar no que fazer para mudar, é essencial pensar no porque se quer mudar. Essa decisão fará toda diferença no futuro. É ela que dará base para uma modificação duradoura, real. Identifica-se as atitudes para mudar, os comportamentos que devem vigorar, depois, enfatiza-se o futuro e os objetivos desejados.

* Nome fictício.

Confira outros posts do blog alta performance que podem ajudar você a adotar atitudes para mudar:

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog