O Líder Precisa se Livrar dos Desperdiçadores de Tempo para uma Alta Performance Profissional e Pessoal.

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

BANNER PUBLICITÁRIO preto com os dizeres ESCRITO EM AMARELO: MENTORIA CVMD. Escrito em branco: MÉTODO  PARA VOCÊ ESTAR PREPARADO PARA SEUS MAIORES DESAFIOS. E escrito em preto com fundo amarelo: COM A MENTORIA DE UMA RECORDISTA, VOCÊ SÓ TEM 2 ALTERNATIVAS: 
VENCER OU VENCER.

O que são os desperdiçadores de tempo e porque o líder deve se preocupar com eles? Atingir a excelência em liderança e atuar continuamente num nível de alta performance é um dos maiores desafios que os líderes enfrentam atualmente.

Isso ocorre porque os problemas a serem resolvidos são cada vez mais complexos, tanto nas organizações como no dia a dia, onde problemas pessoais se avolumam e chegam a patamares inéditos de dificuldades.

Por isso, a questão do gerenciamento do tempo torna-se fundamental para se conseguir resultados expressivos. O entendimento de que o controle da agenda é indispensável, permite ao indivíduo liberar tempo para se concentrar em atividades importantes e que produzirão bons resultados.

Não é fácil manter a programação de atividades diárias, devido às mudanças que acontecem e que, nem sempre, se tem controle sobre elas. Algumas atividades tornam-se urgentes e consomem energia e tempo.

Muitas vezes elas nos colocam no olho “do furacão”, desviando nossa atenção e consumindo mais tempo do que prevíamos. São contingências do dia a dia.

A imprevisibilidade dos acontecimentos interfere bastante na rotina profissional. Pessoas que buscam aumentar sua produtividade precisam aprender a eliminar aquilo que gestores do tempo chamam de “desperdiçadores de tempo”.

Desperdiçadores de tempo são atividades inesperadas, que nos obrigam a mudar nossa programação e a dedicar tempo para resolver problemas emergenciais e nem sempre importantes.

Esses problemas nos levam ao quadrante do estresse, na matriz do tempo, ambiente que exige dedicação e esforço e não garante satisfação. O senso comum costuma dizer que é “preciso matar um leão por dia” para sobreviver. Mas viver no “olho do furacão” não é a melhor alternativa.

É necessário liberar tempo e para isso, precisamos planejar melhor nossa agenda, de modo a evitar o desperdício, que ocorre com atividades rotineiras que fazemos geralmente automaticamente.

Essas atividades vão desde rituais pessoais que executamos sem pensar, mas que nos tornam lerdos e desperdiçadores de tempo, até a falta de planejamento, por exemplo, do roteiro a seguir para não cair em engarrafamentos, filas de espera e outros ambientes que nos roubam tempo.

A vida atual tem cada vez mais ambientes e atividades desperdiçadoras de tempo, não obstante vivermos on line e estarmos conectados o tempo todo. O que também é um desperdiçador de tempo potencial e que nos cativa com impressionante intensidade.

Isso, sem considerar o poder imenso que têm os celulares para nos auxiliar a ganhar tempo e também a desperdiçar nossa maior riqueza, o nosso tempo.

A alta performance necessariamente está ligada à produtividade e esta à boa gestão do tempo.

desperdicadores de tempo

 

Líder precisa ter informação inteligente, que o ajuda a decidir. Isso requer argúcia e visão de futuro, objetivos definidos e capacidade de análise.

Para tanto, precisa eliminar os desperdiçadores de tempo e descobrir as melhores trilhas para aproveitar o momento e as oportunidades que se apresentam àqueles que conseguem atingir o patamar necessário de liderança para atingir a excelência.

Evidentemente não é simples decidir se não se tem informações corretas, nem condições de avaliar adequadamente o impacto de variáveis que se apresentam com determinada força de pressão, mas que não são estruturais, nem são aquelas que realmente impactarão decisivamente o processo decisório.

O líder, para se manter no topo, precisa ampliar sua capacidade de análise e isso exige estudo e concentração. Para tanto, precisa de tempo para se dedicar ao que interessa. Isso, por sua vez, o leva a buscar auxiliares com competência suficiente para ajudá-lo a atingir a alta performance. Isto significa que somente com uma boa equipe a liderança pode se concretizar. E conseguir formar uma boa equipe é um dos mais difíceis desafios a serem vencidos por líderes executivos.

 

Confira outros posts do blog alta performance que podem ajudar você:

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog