Considerações sobre a Mediocridade – Luiz Felipe Pondé

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

O 1º Congresso Online Nacional de Autoconhecimento para Alta Performance (CONAPAPE), contou com a participação do doutor em Filosofia, escritor e colunista do jornal Folha de S. Paulo, Luiz Felipe Pondé.

O palestrante abordou em sua palestra assuntos ligados à “mediocridade e a alta performance”, que propôs ao indivíduo analisar o problema da mediocridade como estilo de vida versus a busca pela alta performance, além de entender a realidade ao seu redor e avaliar o impacto sobre sua própria vida.

A palestra foi transmitida gratuitamente no dia 26 de abril, e contou com a participação dos expectadores, que puderam enviar perguntas para o palestrante.

Pondé fez questão de responder cada pergunta dos participantes e decidimos, então, divulgar no blog as indagações e as respostas.

Confira!


Rosa Lemes

Como faço para mudar. Sou antissocial e não chego a lugar algum.

Luiz Felipe Pondé

Faça disso algo elegante… ser antissocial nem sempre atrapalha, você precisa saber o que você pode oferecer ao mundo, daí ela virá correndo atrás de você.


Leticia Pereira

Quais livros o senhor indicaria para nos curar definitivamente do comportamento medíocre?

Luiz Felipe Pondé

Comece com ” Revolução de Atlas ” de Ayn Rand, uma filósofa Russa que vivia nos EUA. Não se assuste com o tamanho, é um romance, mas muito bom de ler e trata desse assunto.


Roberto Varela

Me parece que a alta performance está diretamente ligada à afirmação da própria humanidade. Considerando que a natureza humana se afirma por uma atitude livre e sábia (só os seres humanos podem ser livres e ter ações inteligentes), posso afirmar que a atitude livre e sábia (atitude virtuosa e inteligente) é aquela na qual eu delibero sobre as circunstâncias e escolho a ação na qual vou perder menos e ganhar mais? A Felicidade pode ser, também, uma satisfação vocacional que nos traz muito mais uma resistência ao sofrimento do que um prazer momentâneo? Se sim, como ter uma alta performance em um país onde muitos preferem descer o degrau da humanidade em direção à animalidade (os desejos instintivos são mais importantes)? Como ter uma relação objetiva com a Realidade em um país onde reina a subjetividade? Obrigado.

Luiz Felipe Pondé

Claro que pode. Um pouco de indiferença faz parte até da ética dos santos…


Nicolas Gabriel

Sobre a alta performance estar associada ao ‘saber dividir as tarefas e não fazer tudo sozinho’ ficou meio vago, eu mesmo prefiro em vários momentos não depender dos outros para obter meus resultados, poderia elaborar um pouco mais essa ideia?

Luiz Felipe Pondé

Dividir tarefas não é depender dos outros, mas sim ser generoso e grato ao fato de ter outros com quem partilhar o sucesso…


Rosa

E como uma pessoa tímida pode adquirir reputação se ela não sabe se “vender”?

Luiz Felipe Pondé

Achando o que faria os outros gostariam de ter de você sem que você tenha que fazer marketing, às vezes, timidez, em algum grau, pode ser uma forma discreta de elegância…


Pondé também é ensaísta, pós-doutorado em Epistemologia pela Universidade de Tel Aviv (Israel), tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ciências da Religião e Filosofia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: religião, mística, santidade, angústia, modernidade/Pós-modernidade e epistemologia.

É autor dos livros: Do Pensamento no Deserto. 1°. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009; Contra um mundo melhor: ensaios do afeto. 1°. ed. São Paulo: LeYa, 2010; Guia Politicamente Incorreto da Filosofia – Ensaio de Ironia. 1. ed. São Paulo: Leya, 2012; Por que virei à direita. 1. ed. São Paulo: Três Estrelas, 2012; O catolicismo hoje. 1. ed. São Paulo: Benvirá, 2011; Os dez mandamentos + um. 1. ed. São Paulo: Três Estrelas, 2015; Guia Politicamente Incorreto do Sexo. 1. ed. São Paulo: Leya, 2015, entre outros.

Facebook: www.facebook.com/luizfelipepondeoficial

Twitter: @lf_ponde

Instagram: @lf_ponde

 

 

Considerações sobre a mediocridade.

Confira outros tópicos que podem lhe interessar e acompanhe os vídeos no Canal Alta Performance.

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Twitter Facebook Instagram Youtube

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog