Sabe Realmente o que Significa a Expressão: “Ser Você Mesmo”?

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

O que é Ser você Mesmo? É comum ouvirmos as pessoas se expressarem dessa forma, para justificarem que é importante fazer o que se deseja fazer.

Mas, pense: como você se tornou você mesmo?

A pessoa nasce com determinadas características físicas e outras condições de nascença que irão influenciar vários aspectos da sua futura existência. Essas heranças precisam ser assimiladas e aceitas por ela.

Ser você mesmo não é falar tudo que pensa ou fazer tudo que deseja, pois há limites de polimento, de educação que precisam ser seguidos para que os seus desejos não ofendam ou magoem outras pessoas do seu convívio.

Dependendo da cultura em que se está inserido, aprende-se trejeitos, maneiras de se comunicar, de falar, modo de pensar, jeito de andar, estilo de se vestir.

Há várias características incorporadas que são provocadas pelo ambiente e pela necessidade de sentir-se aceito pelos outros.

Alguns escondem certas emoções –  por vergonha ou receio de julgamentos alheios. Talvez, também, por uma exagerada preocupação com a opinião alheia.

Na verdade, ninguém tem autonomia suficiente para contrapor todas as regras impostas pela sociedade. Ou seja, há um limite de espontaneidade em sociedade porque dependemos de aceitação para viver com os outros.

No entanto, no espaço de liberdade que se tem coexistem vários valores morais e opções de várias ordens, que estão à escolha do indivíduo. Nessa dimensão, é possível se reinventar.

É importante saber que essa liberdade implica responsabilidade. Portanto, viver de acordo com aquilo que se acredita é que é a máxima liberdade possível, que é ser você mesmo. Isso significa ter consciência de sua responsabilidade sobre seus atos. Para ser livre, eles precisam estar em concordância com aquilo que você pensa.

Deixe seu comentário! ?

 

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog