Sensei Ugo Arrigoni fala sobre o Karate como Filosofia de Vida

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

O campeonato brasileiro de 1973, realizado em Salvador, era aguardado com grande expectativa. A Bahia e o Rio de Janeiro eram as maiores potências do karate brasileiro. Os demais estados, inclusive São Paulo,ainda não tinha uma equipe muito competitiva.

A rivalidade entre o Rio e a Bahia era marcante, as duas equipes tinham bons competidores. A Bahia tinha, na família Caribé e seus alunos, um potencial e um favoritismo visível, até porque lutariam na sua terra, a capital Salvador.

O karate baiano se tornou muito competitivo devido à força e a técnica do grande Mestre Tanaka, que treinou Denilson Caribé, o precursor do karate shoto kan, na Bahia. O Rio de janeiro tinha uma equipe muito forte, com lutadores experientes. Mas naquele campeonato, a surpresa foi o desempenho de um jovem carateca, que venceu facilmente todos seus adversários. Esse carateca era Ugo Arrigoni, cuja performance foi admirada por todos, ao longo do campeonato.

Chegou à final, contra um expoente baiano, o carateca Antônio Aderne. Mas Ugo o venceu facilmente, com seus deais (antecipações) infalíveis.

Ugo devia ter uns 20 anos. Creio que foi o campeão brasileiro mais jovem.

Sempre foi um Karateca de técnica apurada e precisão exemplar nos golpes. Se destacou também na execução de kata. O Unsu, ao que consta, foi seu kata preferido nas competições.

Ugo se tornou uma referência no karate brasileiro e , logo, se destacou internacionalmente, ao vencer, em competição, o grande campeão e mestre japonês Michio Yahara. Esse feito o tornou reconhecido como grande carateca, em nível internacional.

Oriundo da academia Kobu Kan (Casa de lutas) do falecido grande mestre Yasutaka Tanaka, fez parte da primeira geração de campeões formados por aquela respeitada academia.

Ugo se formou em educação física e fez seu trabalho de conclusão de curso sobre o Karate como modalidade que poderia ser utilizada como política pública, numa época em que se discutia no Brasil a ideia de Esportes para Todos.

Hoje, é um dos mais respeitados e admirados mestres de karate.

É um brasileiro notável por seus feitos e um ser humano amado por seus alunos e amigos.

Por Sensei Antônio Testa

 

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog