Como Fazer a Escolha Certa?

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

Fazer a escolha certa é uma exigência para uma vida bem sucedida. Afinal, é certo que diariamente fazemos centenas de escolhas, e são elas que determinarão a qualidade da vida que viveremos.

Essa boa vida, dependerá de todas nossas decisões. Desde decisões com relação  a  hora que levantarei, que ritual matinal adotarei, que roupa vestirei, que acessórios usarei, que refeições comerei, quando sairei de casa, qual locomoção utilizarei, qual caminho percorrerei…até decisões como se iniciarei ou não uma nova carreira profissional, se casarei, se amarei, se me dedicarei…

Todas essas escolhas deixam-nos ansiosos durante o dia e extenuados ao final da noite.

 

Estado Emocional & Fazer a Escolha Certa

Quando não estamos em bom estado emocional ficamos com a capacidade de escolher adequadamente muito comprometida.

O processo se inicia no pensamento, que influenciará o estado emocional, que vai direcionar nossas escolhas, que por conseguinte vão proporcionar determinadas experiências de vida.

Assim, se as escolhas forem ruins, nossas experiências de vida estarão muito aquém do que poderíamos viver se estivéssemos em melhores condições psicológicas.

E no final, o que determinará nossos futuros serão nossas escolhas.

 

Porque Fazemos Escolhas Ruins?

Suponhamos que sofremos um importante e trágico evento. Nós temos a capacidade de escolher em qual parte do episódio no vamos focar, também temos o poder  de escolher o que isso significará e, por fim, o que fazer a respeito.

É isso que determinará nossas vidas.

 Fazemos escolhas ruins porque em regra nunca paramos para avaliar os pontos positivos e negativos das nossas escolhas. Tampouco, os possíveis impactos positivos e os negativos delas.

Além disso, muitas vezes não nos conhecemos o suficiente para saber o que é mais importante para nós e o que está mais alinhado com nossos princípios e valores de vida.

 

Como Escolher Melhor?

Se você quer uma nova vida, precisa melhorar suas escolhas.  E se comprometer totalmente com elas. E isso começa por decidir em que você vai focar. Porque onde você foca, sente. Seu foco lhe impulsionará a experimentar determinados sentimentos.

Por isso, é preciso estar consciente das suas escolhas. Porque são elas que escreverão sua história.

Uma vez que escolheu onde focar, precisará escolher o que significará. Para algumas pessoas determinado episódio significa que a vida está muito difícil e que não adianta tentar porque a economia não consegue mais abraçar novos trabalhadores. Para outros, pode significar que é preciso trabalhar mais, buscar novas oportunidades para empreender.

E por fim, você precisa decidir o que fazer. Poderá escolher avançar com novas habilidades, poderá escolher firmar novas parcerias, poderá decidir mudar totalmente suas convicções ou outra ação ou inação.

 

Matriz para Fazer a Melhor Escolha

Quando você quiser avaliar as opções, use a matriz da escolha.

Para isso, pegue papel e caneta e faça 4 colunas. Na primeira liste os FATORES, na segunda o PESO, na terceira, OPÇÃO 1 e na quarta coluna, OPÇÃO 2. Caso esteja avaliando mais de duas opções, escreva quantas colunas quantas forem necessárias.

Na coluna FATORES, escreva tudo que considera importante considerar para você tomar uma decisão.

Na coluna PESO, indique o grau de importância de cada um dos fatores listados. Dê nota de 1 até 10.

Em seguida, coloque em cada uma das opções listadas, qual a nota que você dá para cada um daqueles fatores listados. Utilize a pontuação de 1 a 10.

Depois, multiplique o PESO pela pontuação dada a cada uma das OPÇÕES e escreva o total a frente de cada.

Ao final, veja qual a opção que recebeu a melhor nota.

Essa técnica é muito interessante porque nos leva a fazer as perguntas que deveríamos fazer quando estamos diante de decisões importantes e há muita indecisão.

É preciso nesses casos, pesar muito bem os prós e os contra, verificando a importância de cada um dos fatores para então fazer a escolha certa. 🙂

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog