CORONAVÍRUS, Previna-se Hoje, e evite o Caos!

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

A imagem é uma publicidade convidando para clicar em um botão. Com os dizeres EXPERIMENTE CLICAR E DESCUBRA AGORA COMO É POSSÍVEL FICAR PREPARADO PARA VENCER SEU MAIOR DESAFIO! E um botão QUERO VER AGORA!

Coronavírus é uma pandemia, assim considerada porque há disseminação mundial e transmissão sustentada de pessoa a pessoa. Não pode ser comparado ao Ebola, que não foi declarado uma pandemia. De acordo com o Cientista de Dados Ricardo Cappra, que ajudou  a conter o ebola, “Essa pandemia não se compara em nada com o que observamos no caso do ebola. Estamos tentando analisar, em âmbito global, um vírus que é transmitido por uma gripe, e isso nunca foi feito. É maluco pensar no que está acontecendo”, disse o cientista (Rev.Exame, 14/3/2020).

A estratégia contra o CORONAVÍRUS deve ser a contenção da circulação do vírus e a mitigação, ou seja, cuidar prioritariamente dos doentes e do público de maior vulnerabilidade, aquele grupo de pessoas com maior probabilidade de vir a óbito por causa da doença (idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal crônica, quem tem doença respiratória crônica).

Uma das maiores preocupações com relação a essa doença são suas formas de contágio.

coronavirus

Formas de Contágio:

O cientista de dados Cappra diz ainda que “a propagação acontece tal qual uma gripe comum e a primeira coisa que eu diria é que não temos um sistema de controle de gripe. Nunca nos preparamos adequadamente pra lidar com algo que pudesse ser transmitido dessa forma. E isso é o que fez com que essa doença se alastre com tanta velocidade.”

  1. Pelo ar : enviadas por meio de espirro, tosse e fala. As gotículas com o vírus entram em contato com mucosas dos olhos, boca, nariz, e ocorre a infecção.
  2. Por contato: beijo (troca de saliva com o vírus); aperto de mão (vírus na pele se entrar em contato com olho, nariz ou boca); abraço (gotículas da fala entram em contato com mucosas).
  3. Superfícies não higienizadas: nos celulares, maçanetas, corrimão, botões, teclas. Os vírus depositados por gotículas passam para a mão e se tocadas nos olhos, nariz ou boca causam infecção.
  4. Via animais: consumo de carnes de animais silvestres.

 

coronavirus

Sintomas do CORONAVÍRUS:

Os Sintomas do CORONAVÍRUS são bem variados.

  1. Tosse (seca ou com secreção)
  2. Febre (acima de 37°)
  3. Dificuldade respiratória aguda
  4. Insuficiência renal
  5. Dores no corpo
  6. Congestionamento nasal
  7. Inflamação na garganta
  8. Diarreia

coronavirus

Tratamento para o CORONAVÍRUS

Não há cura, nem vacina, tampouco um tratamento definido para o CORONAVÍRUS. Segundo os infectologistas, há a chamada “cura espontânea”, que é a reação do organismo a doença.

A recomendação no caso de estar contaminado pelo vírus é, além de procurar orientação médica, usar máscara para não propagar o vírus e evitar qualquer contato com outras pessoas:

  1. Beber bastante água.
  2. Repousar.
  3. Tomar medicamento para dor e febre.

 

coronavirus

EVITAR AO MÁXIMO CONTATO SOCIAL

As chances do CORONAVÍRUS chegar até o seu bairro, seu trabalho, sua academia, sua escola é absolutamente real. Então, o que você deve fazer, não daqui a alguns dias, mas hoje, é evitar ao máximo contato social.

Uma informação realmente importante é que a quantidade de novos casos de CORONAVÍRUS na CHINA diminuíram porque o país adotou medidas para haver distanciamento social, mantendo as pessoas em casa.

Saiba que foi depois que o Governo Chinês fechou várias cidades que o número de novos casos caiu. As demais regiões da China adotaram medidas imediatas e drásticas para conter o avanço da doença.

De outro lado, a Itália, Irã e a Coréia do Sul não adotaram as medidas necessárias e tiveram uma explosão de casos, muito deles mortais.

 

coronavirus 4

ENTENDA QUE OS CASOS REAIS SÃO MAIORES QUE OS DIAGNOSTICADOS

Não é possível saber se o seu vizinho, parente ou amigo é portador do CORONAVÍRUS ou não. E o vírus se espalha mesmo antes do portador apresentar sintomas. Na verdade, até que você ou eles manifestem os sintomas e sejam oficialmente diagnosticados como portadores dessa doença, não há como saber.

 

coronavirus 5

TEMPO DO CONTÁGIO ATÉ A MORTE

O tempo aproximado entre a pessoa ser contagiada e morrer é de 17,3 dias. Considerando uma taxa de mortalidade de 1%, podemos pressupor a existência de 99 outros casos na região.

Se calcularmos o tempo médio de duplicação do CORONAVÍRUS, que é de 6,2. Significa que, nos 17 dias até a morte da pessoa, há cerca de 800 casos reais.

O fato é que não sabemos o número de casos reais e que certamente é bem maior que os oficiais.

E a taxa de fatalidade na China está em 3,6%  e 6,1%.

A taxa de fatalidade depende da faixa etária e de quão rapidamente o país age para reduzir os casos e atender os doentes.

Não se preocupe em parecer exagerado ao deixar de apertar a mão dos amigos, parentes e demais pessoas, saiba que esse é um comportamento sábio e necessário para evitar a propagação do CORONAVÍRUS no Brasil.

Lavar as mãos sempre que tocar em alguma superfície e passar álcool gel devem ser hábitos constantes.

Não se aproxime dos idosos, sem que tenha absoluta certeza que não é portador do vírus, essa informação só é certa se o seu teste der negativo.

Com a conscientização a participação de todos é possível evitarmos a propagação dessa doença e salvar muitas vidas.

 

coronavirus

 

Inscreva-se no canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

coronavírus, o que fazer? coronavírus, o que vem por aí?

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog