Superação e Realização de um Sonho, a História de Acelino Popó Freitas

Blog Alta Perfomance

Junte-se àqueles que querem receber conteúdos e estratégias práticas para melhorar a efetividade pessoal!
 

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog

Banner publicitário com fundo amarelo e escritos em amarelo: palestra exclusiva - . E escrito em branco: COMO TER UMA MENTE PREPARADA PARA VENCER. Logo abaixo,  APROVEITE, ASSISTA E PEGUE SEU CUPOM ESPECIAL. Ao lado esquerdo uma foto da carateca Carla de quimono branco e faixa preta segurando duas espadas e a logomarca CVMD. A direita 3 logomarcas CBKB, PANAN, WAKO.

Não há magia na superação dos limites, mas se formos escolher o primeiro passo para começar, sem dúvida é ter um estado emocional favorável e uma disposição mental também positiva e disposta ao crescimento constante.

Assim, será possível utilizar os recursos internos para vencer desafios e superar limites.

De outro lado, é necessário saber que experimentar sentimento de abundância não é suficiente se as escolhas forem erradas, pois a mecânica estará equivocada. Porém, o estado emocional propício e a força psicológica serão determinantes para seguir adiante e ajustar a rota para um caminho vitorioso, uma vez que se saiba qual a melhor opção.

Afinal, são essas forças que não nos deixarão desistir dos sonhos.

Superação significado

Superação é a ação de ultrapassar um obstáculo, de conseguir vencer apesar de circunstâncias desfavoráveis, de variáveis contrárias.

Nesse sentido, ao mesmo tempo que urge ser realista e compreender os próprios limites, é preciso ser otimista para seguir adiante, acreditar na superação dessas fronteiras, alargá-las!

Ou seja, compreender-se para ser melhor a cada dia, para compreender que o passado não define o que virá, porque mesmo que haja tendência a repetição de comportamentos inadequados, é possível e simples escrever uma nova história.

Mas, esse processo de superação requer empenho, disciplina, ou seja, depende de vontade e essa precisa ser alimentada porque não cresce sozinha.

Na verdade, há algo que fortalece a capacidade de superação, de resiliência que é ter um objetivo que se considere maior que a si próprio, uma missão, um propósito. Essa é a teoria do  Viktor Frankl, um sobrevivente dos campos de concentração nazistas  e criador da logoterapia, uma abordagem terapêutica que se baseia no sentido da vida.

Otimismo x Pessimismo

Estudos apontam que as pessoas pessimistas são muito mais realistas. Elas tem capacidade mais acurada para precisar os fatos.

De outro lado, os otimistas veem a si mesmos com muito mais cor, assim como seus resultados. São mais tolerantes consigo mesmos. Eles, ao invés de verem o copo meio vazio, veem ele meio cheio. Trata-se de uma percepção muito mais positiva da realidade.

Logo, se o objetivo é receber uma análise precisa dos fatos, peça ao pessimista.

Porém, se quiser resultados, procure um otimista. Porque ele continuará avançando e superando obstáculos, que bloquearia os pessimistas.

Mas, não é preciso se esforçar para ser mais otimista. Basta manter o pé no chão, porém acreditar que é realmente possível alargar as próprias fronteiras.

Em outras palavras, superar as barreiras que surgirem, fortalecer-se, criar resistência. Tornar-se antifrágil, ou seja, pensar em ser melhor a cada dia, revestindo-se de poder, fortalecendo-se com as dificuldades.

Porque se agir assim, descobrirá que é maior do que qualquer coisa que aconteça a você, parafraseando Tony Robbins.

Em síntese, se desenvolver uma mentalidade resiliente, antifrágil, não precisará se empenhar para ser otimista, porque naturalmente se dedicará a superar-se, a vencer desafios, a ser o melhor que puder ser.

superacao

Seis atitudes/comportamentos importantes para se preparar

  1. Fique na postura de “super-homem” para se sentir mais confiante e empoderado, quando precisar se sentir assim.
  2. Crie uma lista de ações que deseja implementar usando o verbo na voz ativa.
  3. Retire do seu vocabulário a expressão “eu deveria”, adote a expressão “eu quero”.
  4. Pare tudo que estiver fazendo 3 vezes ao dia para se concentrar na própria respiração por 3 minutos.
  5. Lembre-se ao longo do dia de relaxar o rosto, lembrar de algo bom, enquanto sorri agradecido.
  6. Acredite que se o desafio apareceu é porque você pode enfrentá-lo.

Fé e Superação

De fato, todos nascemos com fé, uma esperança de difícil compreensão, que de alguma forma as coisas vão ficar bem.

Na verdade, se não houvesse essa crença, a maioria não sairia de casa, não se arriscaria em aventuras, não entraria em um avião ou dirigiria em uma rodovia movimentada.

Nesse sentido, sem fé, não há chance de viver a vida!

Por isso, a maior parte das pessoas escolhe seguir em frente, sair de casa, enfrentar os medos, viver!

Na realidade, agimos como se os resultados das nossas ações fossem certas, porém a única certeza que há é a incerteza. Porque o “imprevisível” é sempre uma possibilidade muito comum, muito real.

Afinal, é impossível controlar todas as variáveis do contexto em que vivemos. Essa é uma das características que torna a vida tão fascinante (ou amedrontadora?).

Então, enquanto a maioria das pessoas procura por outras pessoas para saber o que fazer quando se sentem inseguras. Um percentual menor age de forma substancialmente diferente: elas criam certeza dentro delas mesmas.

Para agir assim é preciso ter fé.

Porque dessa forma, é possível disciplinar os próprios fantasmas e guardar a mente de pensamentos tóxicos.

Do contrário, não haverá energia, nem estabilidade emocional para superar os desafios e vencer os piores cenários.

Histórias de Superação

Há várias histórias de pessoas que superaram circunstâncias bem desfavoráveis e seguiram em frente.

Uma dela é a do pugilista Acelino Popó Freitas, que morava com em uma casinha de menos de 7m2, com panos usados como divisórias, junto com o pai um pugilista alcóolatra, a mãe e os irmãos, em um bairro pobre na periferia da capital baiana, a Cidade Nova.

Foi aos 14 anos que iniciou os treinos de boxe incentivado por um dos  três irmãos, que também eram pugilistas.

Correr descalço, usar espuma como luvas, não ter o que comer depois dos treinos foi uma realidade por 9 anos, até conquistar o título mundial e mudar a própria vida e de toda a família.

Acompanhe essa história de superação e vontade de vencer no PROGRAMA ALTA PERFORMANCE com Carla Ribeiro, que será veiculado no Canal ALTA PERFORMANCE.

superacao 3

Assine o canal alta performance e assista a outras séries e entrevistas sobre alta performance, autoconhecimento e muito mais. Inscreva-se!

Confira outros posts do blog alta performance:

Conheça e siga nossos Canais nas Mídias Sociais. Interaja e fale conosco pelos nossos perfis e saiba das novidades em primeira mão.
Twitter
 Facebook Instagram Youtube

 

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

ATENÇÃO

*Eu quero receber os e-mails e informações do blog